Parnamirim (RN) - Um caça F-5M Tiger II da Força Aérea Brasileira (FAB) caiu na manhã desta terça-feira (22), em uma área de mata próxima a condomínios residenciais em Parnamirim, na Região Metropolitana de Natal (RN). O piloto ejetou antes da queda e foi resgatado por uma equipe de salvamento da FAB. Seu estado de saúde é bom, segundo a Aeronáutica.
Em nota, a FAB informou que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) irá investigar as causas do acidente. "O objetivo é identificar os possíveis fatores contribuintes para evitar que novas ocorrências semelhantes ocorram", diz a nota.
A aeronave envolvida no acidente era um caça F-5M Tiger II, modernizado pela Embraer nos anos 2000. A FAB não informou a qual esquadrão pertencia à aeronave ou qual missão estava sendo realizada no momento do acidente.
Base Aérea de Natal se prepara para exercício internacional
O acidente ocorre a menos de duas semanas do início do Exercício Cruzeiro do Sul (Cruzex), um treinamento militar multinacional que será realizado na Base Aérea de Natal a partir do dia 3 de novembro. O exercício, organizado pela FAB, contará com a participação de militares de 16 países e envolverá mais de 1.500 horas de voo.
A FAB não informou se o acidente desta terça-feira (22) terá algum impacto no cronograma do Cruzex.