Foi deflagrada na manhã desta sexta-feira (19), a Operação Interface, com o cumprimento de mandados de busca e apreensão e mandados de prisão nos municípios de Itapecerica (MG), Divinópolis (MG), e Igaratinga (MG). Trata-se de uma operação desencadeada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em conjunto com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), e com apoio da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG).
O objetivo da Operação Interface, foi apurar e reprimir crimes de tráfico de drogas, furtos/roubos e adulteração de veículos. Diversos militares e viaturas foram empregados durante as diligências.
Durante a Operação em Itapecerica, três pessoas foram presas, dois em virtude de mandado de prisão e outro por flagrante delito pelo crime tráfico de drogas. Os autores presos, tem idade entre 25, 30 e 42 anos.
Diversos materiais foram apreendidos um veículo automotor, três balanças de precisão, sete tabletes de maconha, uma bucha de maconha, três aparelhos celulares, cerca de 1.500 saquinhos plásticos "Zip Lock", e diversos documentos de veículos automotores CRV e CRLV.
Os três indivíduos presos foram conduzidos à Delegacia da Polícia Civil em Itapecerica.
Segundo o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Operação Interface é decorrente de investigações que se desenvolveram por aproximadamente 11 meses, e teve como objetivo desarticular associação criminosa atuante em crimes de furto, clonagem e desmanche de veículos, tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse/porte ilegal de armas de fogo e munições.
Durante os trabalhos investigativos, foi constatado que os autores atuam na prática de furtos de veículos, principalmente na Região Centro-Oeste de Minas Gerais e Região Metropolitana de Belo Horizonte, e posteriormente praticam adulterações nas placas e demais sinais identificadores dos veículos (clonagem), repassando-os a terceiros. Ainda, destinam veículos produtos de furto para “desmanche”, bem como utilizam os recursos provenientes das citadas modalidades criminosas para a prática de tráfico de drogas e crimes afins.
A Operação Interface contou com a participação de 121 policiais militares e 04 policiais civis, além da utilização de 39 viaturas, sendo obtidos os seguintes resultados, em todas as cidades citadas acima, 18 mandados de busca e apreensão e 11 mandados de prisão cumpridos; apreensão de 01 Arma de fogo tipo Pistola calibre 9mm; 119 munições calibre 9mm; dispositivos bloqueadores de sinal de alarme e rastreador veicular; 07 tabletes de maconha, balanças de precisão e materiais para embalagem de drogas.
Foto: Polícia Militar/Divulgação
Ainda de acordo com o MPMG, no transcorrer da operação, em datas anteriores à deflagração, obteve êxito na recuperação de 08 veículos furtados, dos quais 03 eram clonados; apreensão de 03 armas de fogo; apreensão de aproximadamente 20 kg de maconha e 120 papelotes de cocaína; localização e prisão de 05 foragidos da justiça; identificação de um local utilizado para desmanche de veículos; dentre outras apreensões de produtos de origem ilícita.
Apreensões em Itapecerica (Fotos: Polícia Militar/Divulgação)