Governo do Rio Grande do Sul declara estado de calamidade pública

Medida destaca a severidade dos impactos dos temporais que deixaram ao menos 10 vítimas e 21 desaparecidos; presidente Lula viaja até o estado nesta quinta-feira (2)

O governador do Rio Grande do SulEduardo Leite, declarou estado de calamidade pública devido aos mais de 100 municípios impactados pelas forte chuvas que afetam o estado. O decreto foi publicado na noite de quarta-feira (1). Ao todo, 10 pessoas morreram e ao menos 21 ainda seguem desaparecidas. Medida destaca a severidade dos impactos dos temporaisinundaçõesgranizoalagamentos, enxurradas e vendavais no Estado, sendo categorizados como desastres de Nível III, classificados por danos e prejuízos substanciais. O decreto permanecerá em vigor por 180 dias.

 

O texto também prevê a possibilidade dos municípios afetados solicitarem auxílio semelhante, cujas solicitações serão avaliadas e homologadas pelo Estado, garantindo uma resposta ágil e coordenada diante da emergência. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai embarcar às 7h30 para visitar o Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (2). Lula vai sobrevoar as áreas alagadas e irá encontrar o governador Eduardo Leite, por volta das 10h30.

Continua após a publicidade
Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!