Prefeitura de Divinópolis realiza coletiva de imprensa para tratar sobre a saúde do município

A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Governo (Segov) e da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou na manhã de hoje (29/4), no hall do 5º andar do Centro Administrativo, uma coletiva de imprensa para divulgar o planejamento de enfrentamento das doenças respiratórias, dengue e superlotação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto.

Para dar início, foi exposta à situação da UPA e da saúde no geral no município. Vários desafios que estão sendo enfrentados, tanto pelos funcionários, quanto pelos pacientes. Para auxiliar a UPA, vários planos de ação foram discutidos e analisados a fim de encontrar a melhor solução. A Semusa acionou os hospitais da cidade para que a prefeitura possa adquirir leitos, principalmente pediátrico, para ser encaminhado à UPA. 

Para tentar minimizar a superlotação na UPA, haverá a abertura de dois ambulatórios, ambos de doenças respiratórias e dengue: um ambulatório infantil, na Policlínica; e outro para adultos, no Afonso Pena. Mais informações, no link https://www.divinopolis.mg.gov.br/portal/noticias/0/3/22284/prefeitura-abrira-dois-ambulatorios-especiais-de-atendimentos-em-saude . 

Foto: Prefeitura/Divulgação


Campanhas publicitárias também serão colocadas em prática, frisando as ações para prevenção das doenças, incentivos à vacinação e cuidados quando estiver com alguns sintomas. Nas unidades de atenção primária à saúde, que possuem o programa Saúde na Hora, serão propostas horas extras para os pediatras e médicos estenderem seus horários. E os mutirões contra a dengue também serão aumentados, além do aumento de visitas e vistorias em lotes vagos para localizar e eliminar focos do mosquito Aedes aegypti. 

A diretora técnica da Ibrapp e gestora hospitalar da UPA, Ludmila Pizzigatti, comentou sobre a situação de ameaças que muitos médicos veem sofrendo e reforçou da necessidade de apoio. “Muitos médicos são ameaçados com palavras e gestos violentos. Tanto eles quanto os pediatras se dedicam imensamente com o trabalho e eu, em nome de todos, peço respeito e colaboração da população com toda a equipe da UPA”, destacou. 

O presidente do Conselho de Saúde de Divinópolis, Guilherme Lacerda, afirmou sobre o planejamento. “O conselho fica muito feliz com o plano de ações que está sendo instalado. Entendemos as questões que foram colocadas aqui e o quanto os últimos casos foram sérios. Vamos continuar trabalhando para que possamos ter efetividade quanto a isso”, ressaltou. 

O vereador e presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, Zé Braz, destacou que este o momento de trabalhar junto. “Nós precisamos unir forças e achar a melhor e mais cabível solução para auxiliar nessa situação. Se a solução for comprar leitos, então vamos juntar e, cada um, contribuir com um pouco”, afirmou. 

A vice-prefeita e secretária de governo, Janete Aparecida, comentou a respeito dos atendimentos. “O que precisamos é atender todos e vamos continuar atendendo, na UPA e nos hospitais, com todo apoio e suporte dos ambulatórios e postos de saúde. Não vamos deixar ninguém sem atendimento e peço que todos tenham empatia com os profissionais de saúde” reforçou. 

O prefeito Gleidson Azevedo pediu a união de todos deste momento. “Este momento é de união, independente de política! Eu falo para toda a população que a Prefeitura de Divinópolis está aberta para todos aqueles que quiserem ajudar ou contribuir junto com a gente!” afirmou. 

Estiveram presentes: o prefeito Gleidson Azevedo, a vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida, a secretária de Saúde, Sheila Salvino, o presidente do Conselho de Saúde de Divinópolis, Gustavo Lacerda, a técnica e o vereador e Zé Braz e a diretora técnica da Ibrapp e gestora hospitalar da UPA, Ludmila Pizzigatti.

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!