Tributo Ancestral: Itapecerica (MG), Revive o Cortejo de Recomendação das Almas

Na noite desta quinta-feira e início da madrugada de sexta-feira (22), os moradores de Itapecerica serão testemunhas de um dos eventos religiosos mais emblemáticos da região: o Cortejo de Recomendação das Almas, uma tradição que remonta aos tempos medievais e que foi resgatada pelo Grupo Renasceriano de Resgate às Tradições, Cultura e Folclore (GRERTACUF).

 

O evento religioso, marcado para começar às 23h, terá início na Rua José de Morais, 34, próximo ao Morro do Aníbal, no Bairro Nossa Senhora das Graças. Às 23h, está programada a Oração do Terço, seguida por um intervalo para café às 23h30. Às 00h em ponto, terá início o Cortejo de Recomendação das Almas.

O percurso do cortejo abrangerá diversas ruas e praças da cidade, incluindo trechos das Ruas Senador Soares, Vigário Antunes, Coronel Leopoldo, Rodrigues Pereira e José Mendes, além da Praça Júlio César, culminando no Cemitério São Miguel. Durante todo o trajeto, os participantes entoarão orações e cânticos tradicionais.

Continua após a publicidade

A prática da Recomendação de Almas é uma manifestação religiosa profundamente enraizada no catolicismo popular, datando desde os tempos coloniais. Realizada durante a quaresma, essa tradição consiste em um grupo de devotos percorrendo locais como encruzilhadas, montes, igrejas, cruzeiros e cemitérios, despertando as pessoas para rezarem um Pai Nosso e uma Ave Maria pelas almas do purgatório.

Durante o cortejo, o silêncio profundo reinará, sendo interrompido apenas pelos cânticos, orações e o som das matracas e berra-bois, instrumentos típicos dessa celebração. Ao final do percurso, dentro do Cemitério São Miguel, os participantes se reunirão para cantar, acender velas e fazer suas preces em favor das almas do purgatório, bem como pelos entes queridos que já partiram.

Essa tradição, que se repete a cada ano que antecede a Semana Santa, não apenas preserva aspectos culturais e religiosos, mas também promove a união e a espiritualidade dentro da comunidade de Itapecerica.

Continua após a publicidade
Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!