Apagão é registrado na maioria dos Estados do país nesta terça-feira (15)

Norte, Nordeste e Sudeste são afetados; Ministério de Minas e Energia informou que parte da situação foi normalizada

Uma queda de energia elétrica foi registrada por volta das 8h30 da manhã desta terça-feira (15), em vários Estados do Brasil, de acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME). Houve uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional que interrompeu 16 mil MW de carga em Estados do Norte e Nordeste e também afetou o Sudeste, informou o ministério. Parte da situação já foi normalizada e equipes estão trabalhando para retomada total, segundo comunicado. A Enel confirmou o problema e disse que a energia está sendo gradualmente restabelecida em sua área de atuação nos Estados do Rio de Janeiro, Ceará e São Paulo. Algumas composições do Metrô de São Paulo chegaram a parar de circular, mas a operação já foi normalizada.

Leia a nota do ministério:

O Ministério de Minas e Energia (MME), a partir de dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), informa que uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil, nesta terça-feira (15/8). Estados do Sudeste também foram afetados.A interrupção ocorreu devido à abertura, às 8h31, da interligação Norte / Sudeste e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.

Continua após a publicidade

A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos.

A equipe do MME está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível.

O ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente.

Continua após a publicidade

Siga-nos no Instagram, Facebook, Twitter e entre para nosso grupo no WhatsApp

@destaknewsbrasiloficial

https://www.facebook.com/PortalDestakNews

Continua após a publicidade

@DestakNewsTwitter

https://chat.whatsapp.com/HB8ogHnRJosFRpGoWt3ffc

Continua após a publicidade
Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!