Governador Romeu Zema lança pedra fundamental da nova fábrica da Heineken em Passos, Sul de Minas

Nesta quinta-feira (25), o governador Romeu Zema marcou presença em Passos, no Sul de Minas, para participar do lançamento da pedra fundamental da nova fábrica do Grupo Heineken. O evento simbólico marcou o início das obras da cervejaria, que terá como foco a produção das renomadas marcas Heineken e Amstel.

Antes do lançamento, o governador visitou o canteiro de obras e acompanhou as atividades de terraplenagem na área onde a fábrica será erguida. Zema foi recepcionado pelo presidente do grupo, Maurício Giamellaro, e expressou sua satisfação em estar presente no local.

"É uma satisfação estar em Passos novamente acompanhando o desenvolvimento da cidade, que está em um ritmo acelerado. É impressionante ver uma obra do porte da nova fábrica da Heineken, que terá um impacto definitivo em Passos e na região, principalmente em relação à geração de empregos. Meu principal objetivo, desde o primeiro dia do meu governo, é proporcionar um emprego digno para cada mineiro", ressaltou o governador.

Essa será a primeira unidade produtiva da renomada companhia holandesa em Minas Gerais. Estima-se que a fábrica gere cerca de 350 empregos diretos e 11 mil indiretos, representando um investimento de aproximadamente R$ 2 bilhões. Além disso, durante o pico da construção, a expectativa é que sejam criados até 2 mil empregos temporários.

Continua após a publicidade

O governo estadual tem se empenhado em tornar Minas Gerais um local seguro e atraente para investimentos, buscando fomentar a geração de empregos no estado. Zema destacou que os R$ 315 bilhões atraídos desde 2019 estão transformando diversas realidades em todo o território mineiro.

"Em algumas regiões, estamos próximos de alcançar o pleno emprego. Isso significa que as pessoas passam a ter autonomia, dignidade e a capacidade de fazer escolhas, ao contrário daqueles que dependem de programas assistenciais. Isso não é o que os mineiros desejam", enfatizou o governador.

O início das obras da fábrica é o resultado de um grande esforço do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) e da Invest Minas, para atrair mais um investimento de destaque no setor de cervejas para Minas Gerais.

Continua após a publicidade

O presidente do Grupo Heineken destacou a seriedade, a disposição e a coragem do governo mineiro para viabilizar a construção da fábrica. Ele ressaltou a importância do diálogo com um governo sério e também mencionou as características do povo mineiro, que sempre abraça as oportunidades, além da disponibilidade de área e da qualidade da água na região.

Fernando Passalio, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, enfatizou a importância das medidas de gestão e desburocratização adotadas nesta gestão, que têm criado um ambiente cada vez mais favorável para aqueles que empreendem e geram empregos.

"Temos um ambiente de negócios simplificado, além de infraestrutura e logística adequadas para o escoamento da produção, o que nos permite receber investimentos de grande porte, como a fábrica da Heineken, e muitos outros que virão", afirmou Passalio.

Continua após a publicidade

Compromisso com o meio ambiente

A nova fábrica da Heineken em Minas Gerais, a 15ª do grupo no país, será referência em práticas socioambientais. Ela será construída com processos e equipamentos modernos e eficientes, em conformidade com os compromissos estabelecidos pela empresa no último ano.

No aspecto ambiental, a nova operação será totalmente abastecida por fontes de energia renovável, contribuindo para a meta de neutralidade de carbono anunciada pela empresa em 2021.

Continua após a publicidade

"Além do impacto positivo na economia, a unidade da Heineken será um modelo de sustentabilidade e ajudará no processo de descarbonização da economia mineira, permitindo que Minas Gerais cumpra mais rapidamente o compromisso firmado com a campanha Race to Zero, que prevê a neutralização das emissões de gases de efeito estufa até 2050", ressaltou o diretor-presidente da Invest Minas, João Paulo Braga.

Implantação

O anúncio da instalação da fábrica foi feito pelo Governo de Minas em abril de 2022. Em janeiro deste ano, o Grupo Heineken recebeu a licença para implantação do Comitê de Política Ambiental (Copam). As obras da cervejaria em Passos tiveram início em março e a previsão é que a unidade entre em operação até junho de 2025.

Heineken

Fundada em 1864 por Gerard Heineken, que abriu sua pequena cervejaria familiar no centro de Amsterdã, na Holanda, a Heineken é atualmente uma marca global com atuação em mais de 70 países. O Grupo Heineken emprega mais de 85 mil colaboradores em todo o mundo.

Siga-nos no Instagram, Facebook, Twitter e entre para nosso grupo no WhatsApp

@destaknewsbrasiloficial

https://www.facebook.com/PortalDestakNews

@DestakNewsTwitter

https://chat.whatsapp.com/HB8ogHnRJosFRpGoWt3ffc

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!