Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprova projeto sobre saldos remanescentes da saúde: R$ 3 bilhões para prefeituras

Na tarde desta segunda-feira (8), o Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou de forma definitiva o Projeto de Lei Complementar (PLC) 18/23, que permite a transposição e transferência de saldos financeiros resultantes de parcerias e convênios firmados com o Estado e de saldos constantes dos fundos de saúde dos municípios, provenientes de repasses da Secretaria de Estado de Saúde.

O PLC 18/23 é de autoria coletiva de 40 parlamentares, sendo o primeiro signatário o presidente da ALMG, deputado Tadeu Martins Leite (MDB). O objetivo do projeto é permitir que as prefeituras utilizem recursos provenientes de repasses do Estado que foram remanescentes de exercícios anteriores. O prazo para o aproveitamento dos saldos vai até o final do exercício financeiro de 2023.

Segundo os autores da proposição, muitas prefeituras já estão executando a transposição e transferência de saldos financeiros de recursos da União remanescentes de exercícios anteriores, com base na Lei Complementar Federal 197, de 2022. No entanto, a maior parte dos recursos remanescentes nos fundos municipais de saúde são estaduais, e, por isso, os parlamentares alegam que o Estado precisa aprovar uma norma semelhante à da União.

Continua após a publicidade

A transposição e a transferência de saldos financeiros remanescentes pelos municípios ficam condicionadas a uma série de requisitos para assegurar que os recursos permaneçam vinculados à saúde.

O texto do PLC 18/23 aprovado em 2º turno no Plenário foi aprimorado quanto à técnica legislativa e alcance, além de ter acolhido contribuições apresentadas pela deputada Nayara Rocha (PP) e pelo deputado Lucas Lasmar (Rede). A aprovação da proposição foi celebrada pelos parlamentares como uma importante conquista para as prefeituras mineiras.

Siga-nos no Instagram, Facebook, Twitter e entre para nosso grupo no WhatsApp

Continua após a publicidade

@destaknewsbrasiloficial

https://www.facebook.com/PortalDestakNews

@DestakNewsTwitter

Continua após a publicidade

https://chat.whatsapp.com/HB8ogHnRJosFRpGoWt3ffc

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!