Moradores de Itapecerica (MG), mantêm tradição da recomendação das almas; assista

Na madrugada dessa sexta-feira (31) o Cortejo de Recomendação das Almas saiu da Rua São José, no bairro Alto do Rosário, em Itapecerica (MG) e percorreu diversas ruas e praças, encerrando no Cemitério São Miguel, acompanhado de orações e cantos. A tradição foi resgatada pelo Grupo Renasceriano de Resgate às tradições, cultura e folclore (Grertacuf).

O cortejo se repete a cada quaresma na semana que antecede a Semana Santa.
Dentre as várias manifestações religiosas existentes no catolicismo popular está o ritual de Recomendação de Almas, prática de origem medieval que chegou em solo brasileiro e integrou-se culturalmente desde os tempos da colonização. Ela é tradicionalmente realizada na quaresma, durante a noite, com versos cantados por um grupo de devotos que percorrem lugares como encruzilhadas, montes, igrejas, cruzeiros, cemitérios e vias residenciais, acordando as pessoas para que rezem um Pai Nosso e uma Ave Maria pelas almas do purgatório. O princípio é a crença no purgatório e a inspiração da piedade dos vivos pelas almas dos mortos, as quais estão sofrendo as penas e precisam das preces fervorosas e das penitências para obter o perdão e atingir o céu.

“O grupo permanece do início ao final do trajeto em silêncio profundo, com pausas apenas para cantar e rezar, além de tocar matracas e berra-bois. O encerraramento do ritual foi realizado dentro do Cemitério São Miguel, onde cantaram, acenderam velas e rezaram pelas almas do purgatório, almas de familiares e amigos falecidos”.

Recomendadores

Continua após a publicidade

Os recomendadores usam roupas pretas em sinal de luto pelo sofrimento de Jesus e capas roxas em sinal de recolhimento pelo período quaresmal. O roxo é a cor das flores que se abrem na quaresma.

Matraca

Uma matraca é um instrumento musical e sinalizador constituído geralmente de madeira onde existe um pedaço de ferro curvilíneo que, quando sacudido, produz som. É usada no Brasil, em pequenas cidades por vendedores e também na quaresma para anunciar uma procissão. O instrumento substitui os sinos na Semana Santa.

Foto: Wellington Vieira/DN
Foto: Wellington Vieira/DN
Foto: Wellington Vieira/DN
Foto: Wellington Vieira/DN
Foto: Wellington Vieira/DN

Siga-nos no Instagram, Facebook, Twitter e entre para nosso grupo no WhatsApp

Continua após a publicidade

@destaknewsbrasiloficial

https://www.facebook.com/PortalDestakNews

@DestakNewsTwitter

Continua após a publicidade

https://chat.whatsapp.com/HB8ogHnRJosFRpGoWt3ffc

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!