Governo nega acesso à lista de convidados do jantar da posse após Lula criticar sigilos de Bolsonaro.
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva colocou em sigilo de 5 anos a lista de 3.500 convidados para o coquetel oferecido no Palácio do Itamaraty após a posse presidencial, no dia 01 de janeiro.
O argumento do Itamaraty é de que "as informações que puderem colocar em risco a segurança do presidente e vice e respectivos cônjuges e filhos serão reservadas.". A informação é da revista Veja, que solicitou os dados por meio da LAI (Lei de Acesso à Informação).
O órgão informou ainda que "conforme amplamente veiculado, no evento deste ano verificou-se a visita do maior número de delegações estrangeiras desde os Jogos Olímpicos de 2016. Foram ao todo 73 comitivas estrangeiras, além de quase 80 representantes do Corpo Diplomático em Brasília".
A justificativa dada pelo Ministério das Relações Exteriores é semelhante a do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que colocou ainda sob sigilo o cartão de vacina e testes de covid-19.
Qualquer coisa é sigilo de 100 anos. Se eu ganhar vou acabar com esse sigilo. Isso tem que ser investigado. Se ele for honesto como diz, não deve temer.
Continua após a publicidade— Lula (@LulaOficial) September 9, 2022
No primeiro dia de governo nós vamos fazer um decreto para acabar com o sigilo de 100 anos. O povo deve ver o que estão escondendo. #BrasilDaEsperança
— Lula (@LulaOficial) September 27, 2022
Quebraram meus sigilos, me investigaram e venci todos os processos, no Brasil e na ONU. Não devo nada à Justiça. Tem alguém espumando com medo da quebra dos seus sigilos de 100 anos.
— Lula (@LulaOficial) October 7, 2022
A revogação dos sigilos por decreto, conforme o que foi prometido pelo petista, mostrou-se impossível, como apresentado pela equipe de transição ainda em dezembro de 2022. Mas já foram reveladas algumas das informações restritas, como a lista de visitas a Michelle Bolsonaro e os gastos no cartão corporativo.
Siga-nos no Instagram, Facebook, Twitter e entre para nosso grupo no WhatsApp
https://www.facebook.com/PortalDestakNews
@DestakNewsTwitter