Patrulha de prevenção a violência doméstica prende homem por descumprimento de medida protetiva em Formiga (MG)

Na tarde de quinta-feira, (05) a guarnição da PPVD – PMMG, fez a prisão de mais um autor, este com 39 anos de idade, no bairro Balbino Ribeiro da Silva, em Formiga-MG, ele estava descumprindo uma ordem judicial, referente a Medida Protetiva a favor da vítima de 38 anos de idade, que era esposa do homem.

Este autor, sempre evadia, pelos fundos da residência, quando da chegada da PM. Contudo, desta vez, foi realizado um cerco a casa e ele foi preso e conduzido à delegacia, sendo agora responsabilizado pelos seus atos de descumprimento as ordens judiciais.

Foto: Polícia Militar/Divulgação

A Patrulha de Prevenção a Violência Doméstica - PPVD, foi criada no âmbito da Polícia Militar de Minas Gerais em 2010, como o objetivo de atender com maior técnica as mulheres vitimizadas pela violência doméstica.

Continua após a publicidade

Em 2018 foi implantado pelo Comando do 63º BPM, em Formiga, a guarnição PPVD, como é chamada a Patrulha de Prevenção a Violência Doméstica.

Essa equipe vem intervindo, em média, cerca de 100 casos por ano, e cada um deles é acompanhado durante um período dois meses a um ano, dependendo da complexidade do fato. Onde o encerramento deste acompanhamento é condicionado a certeza da quebra do ciclo de violência doméstica, garantido uma melhor qualidade de vida a vítima.

Vale ressaltar que a atuação da guarnição PPVD, é uma atuação típica de polícia, contudo, para um efetivo resultado, se faz necessário uma atuação multidisciplinar envolvendo outros órgãos apoiadores como o CREAS (Centro de Referência e Assistência Social) para apoiaras vítimas, a Delegacia Especializada em violência doméstica, para produzir o inquérito policial e por sua vez o Poder Judiciário, que através do MM Juiz de Direito, irá expedir os mandados de medidas protetivas de Urgência e os respectivos Mandados de Prisão, bem como as penas impostas pelos descumprimentos destes.

Continua após a publicidade

Para que tudo isso seja efetivado, a Polícia Militar criou um protocolo específico para fazer frente a essa modalidade, com emprego de uma equipe especializada, através de cursos específicos na área de atuação.

Siga-nos no Instagram, Facebook, Twitter e entre para nosso grupo no WhatsApp

@destaknewsbrasiloficial

Continua após a publicidade

https://www.facebook.com/PortalDestakNews

@DestakNewsTwitter

https://chat.whatsapp.com/HB8ogHnRJosFRpGoWt3ffc

Continua após a publicidade

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!