Pimentel transita em Brasília e tenta articular cargo no Governo Lula

O ex-governador Fernando Pimentel tem sido visto em vários eventos na capital federal desde a posse de Lula.

O ex-governador Fernando Pimentel (PT) está em Brasília desde a posse (01) do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e tem sido visto em vários eventos na capital federal.

Correligionários afirmam que ele tem articulado bastante e pretende integrar a gestão federal mas: a disputa interna é grande, o cargo precisa "ser a altura de um ex-governador" e a negociação passa também pelos salários, que no executivo são menores que no legislativo federal.

Continua após a publicidade

Ainda segundo petistas, a ex-primeria dama, Carolina Oliveira, esposa de Pimentel, tem o desejo de voltar a morar em Brasília. Procurado pela coluna, o ex-governador ainda não falou sobre o assunto.

Escalados

Dentre os integrantes da ex-equipe de Pimentel no Governo de Minas, três já foram confirmados para o segundo escalão em Brasília. O ex-secretário de Planejamento, Helvécio Magalhães, será Secretário de Atenção Especializada à Saúde no Ministério da Saúde. O ex-secretário de Direitos Humanos, Nilmário Miranda, irá chefiar a Assessoria Especial de Defesa da Democracia, no Ministério dos Direitos Humanos. E o deputado estadual André Quintão, que foi secretário estadual de Desenvolvimento Social, será Secretário Nacional de Assistência Social no Ministério do Desenvolvimento Social.

Ventilados

Outros mineiros devem assumir cargos no segundo e terceiro escalão. No entanto, apesar de citados, alguns nomes já são carta fora do baralho. Um nome levantado pela imprensa foi o do ex-prefeito de Uberaba, Anderson Adauto (PC do B), mas ele está inelegível, em função de uma condenação por contratação irregular na Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba, em 2006, com recursos federais. O ex-secretário da Fazenda de Pimentel, Marco Antônio Bicalho, também enfrenta processos judiciais em função, inclusive, da gestão estadual petista.

Continua após a publicidade

Nomes possíveis seriam o do ex-secretário da Casa Civil de Fernando Pimentel, Marco Antônio Rezende, que tem muito prestígio, e o ex-vice-prefeito de Belo Horizonte Roberto Carvalho. Algumas fontes com as quais eu conversei disseram que está "muito disputado" o segundo escalão de Lula. Marco Antônio Rezende já adiantou que não tem planos de vir para Brasília.

Kalil

O ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), que foi candidato de Lula ao Governo de Minas, segundo interlocutores, não estaria disputando espaço e, segundo petistas, não aparece nas listas de cotados para cargos na gestão federal.

O Governo Lula tem apenas um ministro mineiro, Alexandre Silveira (PSD-MG) na pasta de Minas e Energia, e nenhum petista no primerio escalão, que já está fechado.

Continua após a publicidade

Siga-nos no Instagram, Facebook, Twitter e entre para nosso grupo no WhatsApp

@destaknewsbrasiloficial

https://www.facebook.com/PortalDestakNews

Continua após a publicidade

@DestakNewsTwitter

https://chat.whatsapp.com/HB8ogHnRJosFRpGoWt3ffc

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!