Se a gente tivesse um presidente responsável, ele teria oferecido um avião da FAB para minha viagem à COP27, disse Lula

Petista falou sobre o assunto pela primeira vez desde que embarcou para o Egito, no início da semana.

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou, nesta sexta-feira (18), e pela primeira vez, sobre ter viajado em um jatinho do empresario José Seripieri Junior, dono da operadora de planos de saúde QSaúde, para a COP27, realizada no Egito. O petista foi provocado por uma pergunta de uma jornalista brasileira após o um encontro com o primeiro-ministro de Portugal, António Costa, com quem se reuniu, em Lisboa.

De acordo com Lula, ele foi convidado para comparecer à COP, mas suas despesas com o transporte não estavam incluídas.

Continua após a publicidade

"Eu sabia que a pergunta viria e queria te responder de forma bem-humorada", começou a responder à jornalista. "Eu fui convidado pelos governadores da Amazônia para ir à COP27, mas eles não podiam arcar com a minha despesa. Depois, fui convidado pelo presidente do Egito, mas ele também não pagava a minha despesa. Eu tinha um amigo que ia para a COP em um avião moderno e com segurança", explicou.

Em seguida, Lula sugeriu que era papel do governo atual garantir seu transporte para o encontro internacional.

"Se a gente tivesse um presidente responsável, quem sabe ele teria oferecido um avião da FAB [Força Aérea Brasileira]? Mas não foi o caso", afirmou.

Continua após a publicidade

Lula foi criticado, nos últimos dias, por ter viajado no jatinho particular do dono da administradora de planos de saúde QSaúde. A primeira informação é de que o empresário teria emprestado a aeronave para o presidente eleito. A informação, depois, foi negada pelo vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), que disse que Lula foi de "carona".

"A informação que eu tenho é que não é emprestado, o proprietário está indo junto participar da COP. Não tem empréstimo, estão indo juntos no mesmo avião com mais pessoas, ex-governador, lideranças políticas, ambientais", disse Alckmin no início da semana.

Continua após a publicidade
Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!