Daniella Marques diz que já afastou cinco consultores da Caixa e deve afastar todos os 20

Presidente da Caixa também prometeu que metade das vice-presidências do banco serão ocupadas por mulheres

A presidente da Caixa Econômica Federal (CEF)Daniella Marques, afirmou que cinco consultores da presidência do banco já foram afastados e que novas mudanças devem ocorrer. Ela toma posse no posto nesta terça-feira (5), substituindo Pedro Guimarães, que deixou o banco após ser alvo de denúncias de assédio sexual.

"Afastamos cinco consultores, são 20. Possivelmente eu vou afastar os 20", disse ela, durante entrevista à GloboNews nesta segunda (4). De acordo com Daniella, além dos consultores, a chefe de gabinete da presidência da CEF também foi afastada. Tratam-se de cargos de confiança, disse.

Continua após a publicidade

"O conselho recomendou a mim o afastamento de ocupantes de cargos de confiança da presidência", afirmou a executiva. Segundo ela, Danielle Calazans será a responsável pela área de pessoas do banco, e ajudará na reestruturação da Caixa. Ela evitou dizer que a profissional ocupará uma vice-presidência, afirmando que há um processo interno da Caixa para definir quem ocupa os postos.

A nova presidente do banco público ressaltou que o foco, neste momento, é evitar que as denúncias de assédio sexual e a apuração dos casos interfiram no dia a dia da operação. "O nosso foco é isolar o episódio do dia a dia do banco. Isolar não significa que a apuração não terá seriedade."

Daniella afirmou que chegou ao cargo com carta branca por parte da Presidência da República e que metade das vice-presidências do banco serão ocupadas por mulheres em sua gestão. Atualmente, a Caixa tem 12 vice-presidências, número que Daniella não informou se será mantido. Cinco delas são ocupadas por mulheres, funcionárias de carreira do banco e que foram indicadas aos postos durante a gestão de Pedro Guimarães.

Continua após a publicidade

"Fui indicada pela presidência da República com total liberdade para fazer o que devo", disse ela, que afirmou ainda que a Controladoria-Geral da União (CGU) vai colaborar com o banco nas investigações sobre o caso.

A executiva disse ainda que, na Federação Brasileira de Bancos (Febraban), onde terá assento, vai convidar a todos os bancos para se unirem na causa feminina. Daniella será a única mulher presidente nos cinco maiores bancos do País quando tomar posse, e fará parte do conselho da Febraban.

Ela disse ainda que a CEF terá suas estruturas de governança fortalecidas. "A Caixa vai para o mais alto padrão de integridade e combate ao assédio."

Continua após a publicidade

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!