De acordo com balanço da Defesa Civil do Estado, ao menos 30 pessoas morreram em razão de deslizamentos de terra
O ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, afirmou, na tarde deste sábado, 28, que a pasta fez o “pré-acionamento das Forças Armadas“, que devem deslocar equipes para auxiliar os municípios atingidos pelas fortes chuvas que atingem a Grande Recife, em Pernambuco, nas últimas horas. De acordo com o balanço mais recente divulgado pela Defesa Civil do Estado, ao menos 30 pessoas morreram em razão de deslizamentos de terra – segundo informações do repórter Artur Araújo, da Jovem Pan Recife, somente em apenas um bairro, Jardim Monte Verde, 19 pessoas morreram em um desabamento. Pelo menos 14 escolas e creches da rede municipal de ensino foram abertas para receber as cerca de mil pessoas desabrigados.
“O MDR fez o pré-anunciamento das Forças Armadas, que devem deslocar equipes para fazer o auxílio aos municípios. E, igualmente, a equipe do MDR está se deslocando para lá, para agilizar o reconhecimento federal da situação de emergência dos municípios e possibilitar, assim, liberação de recursos para socorro e assistência humanitária”, diz Ferreira em vídeo divulgado no Twitter. Os servidores da pasta permanecerão na região enquanto perdurar a situação. Ainda de acordo com o ministro, foram liberados, inicialmente, R$ 2,5 milhões para ações de socorro e assistência humanitária. O titular do Ministério do Desenvolvimento Regional também destacou que o presidente Jair Bolsonaro (PL) editou duas medidas provisórias (MPs) para liberar R$ 1 bilhão em recursos para ações deste tipo.
Infelizmente as chuvas se agravaram no Estado de Pernambuco e já registramos 25 mortes. A @defesacivilbr do @mdregional_br está em deslocamento para prestar todo o auxílio necessário. Também fizemos o pré acionamento das forças armadas. pic.twitter.com/aldXM51Lk6
Continua após a publicidade— Daniel Ferreira (@DanielODFerr) May 28, 2022
Uma casa desabou e foi levada pelo neste sábado (28), no município de Macaparana, na Zona da Mata de Pernambuco, em decorrências das enchentes causadas pelas fortes chuvas que estão caindo na região e já deixou ao menos 33 pessoas mortas. Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, é possível ver o momento exato em que a casa desliza e desaparece no meio do Rio Capibaribe. “Olha a casa caindo. Ô, senhor do céu. A casa caiu”, grita um homem, desesperado. De acordo com o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), até às 6h deste sábado, 20 municípios já acumularam mais de 200 milímetros de chuva, entre eles o Recife (209 mm), Jaboatão dos Guararapes (215 mm) e São Lourenço da Mata (200,2 mm). Itapissuma foi a cidade com maior precipitação, registrando 318 milímetros. O grande volume de água causou alagamentos e transbordamentos de rios.