Um dos homens agredidos chega a cair no chão após ser atingido. Segundo a PM, foi aberto um inquérito para apurar o caso.
A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) afastou dez policiais militares envolvidos em agressões durante curso da Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam), em Belo Horizonte. Um vídeo que mostra o momento das agressões (veja abaixo) circulou nas redes sociais na tarde de domingo (23).
As imagens mostram o momento em que um militar agride outro policial com tapa no rosto. O militar chega a cair no chão após ser atingido. Um outro policial ajuda o homem a levantar.
A PM informou, na manhã de segunda-feira (24), que as agressões ocorreram em um curso de formação especializada, voltado para PMs já em atuação, que ocorreu em outubro de 2021, mas que a corporação só tomou conhecimento disso agora que as imagens vazaram.
Assista ao vídeo
Policial Militar da ROTAM de Belo Horizonte é agredido com tapa no rosto em treinamento pic.twitter.com/OFNn9SANGf
— DESTAKNEWS BRASIL (@DestakNews) January 24, 2022
A PMMG disse, em nota, que foi instaurado um Inquérito Policial Militar para apurar os fatos e também que os militares inicialmente identificados no vídeo foram afastados das atividades.
Nota da PMMG sobre o tapa dado a um agente
A Polícia Militar de Minas Gerais esclarece que recebeu na data de hoje, 23/01, o vídeo citado na demanda, tendo o comando da Unidade instaurado, de imediato, Inquérito Policial Militar para apurar os fatos.
A PMMG esclarece, ainda, que os militares inicialmente identificados no vídeo foram afastados da atividade de docência até que se encerre a citada apuração.
Comandante da ROTAM comentou sobre o vídeo.
Senhores, como atual comandante da ROTAM sinto-me a vontade para comentar sobre o vídeo.
1. Esse não foi o acordado para o curso;
2. Infelizmente aconteceu e as medidas corretivas serão adotadas na unidade;
3. De usando dizemos que não cultuamos os fracos não é neste sentido e sim o fraco de moral para a atividade policial, o fraco de espírito,
Uma imaturidade que infelizmente denigre a imagem da unidade e de todos que nela dedicam sua vida e seu tempo.
Já marquei reunião com toda equipe de coordenação do curso.
Infelizmente não temos o controle 24/7 de todas as atividades.
Agora é segurar o impacto da explosão e os ferimentos dos estilhaços do puto que soltou está granada no meu colo! Muito bom, amigo!
Que seja responsabilizado quem errou. Infelizmente não podemos controlar tudo. Se alguém ainda acha que isso é cabível hoje em dia e ponto de filmar postar em rede social, só lamento... Não podemos assumir o ato como uma prática institucional.
Lamentável!
Muito ruim para a imagem institucional, mas não reflete a história e a importância desse nobre Batalhão Rotam, muito menos a conduta séria e profissional da maioria de seus integrantes, inclusive a sua caro amigo e Comandante Dudu. Providências adequadas e alinhamentos necessários para os próximos, já que nem todos se preocupam com a legalidade e outros aspectos que envolvem os cursos e seus objetivos de formação. Grande abraço.
