O presidente da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, Wirley Reis, em agenda marcada anteriormente, se reuniu na manhã desta sexta-feira (14), com o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, na sede da Secretaria, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.
Durante o encontro foram discutidos e apresentados projetos, programas e ações a serem implementados em parceria pelos dois órgãos ao longo do ano, além das últimas ocorrências ocasionadas pelas intensas chuvas que caíram no Estado nos últimos dias, com atenção especial para as cidades históricas.
Wirley Reis ressaltou ainda as grandes perdas sofridas pelo povo mineiro e pediu por ações que contemplem a recuperação do patrimônio histórico danificado.

Em ofício, a Associação solicitou a destinação de recursos para políticas de suporte às cidades históricas afetadas pelas chuvas, a fim de que os municípios tenham condições de realizar ações emergenciais de proteção e recuperação de seus bens históricos e culturais.
O Secretário informou que foi criado um grupo de trabalho para levantamento e mapeamento dos impactos causados pelas chuvas no patrimônio cultural de Minas Gerais. Após o diagnóstico, serão apresentadas medidas preventivas e propostas de soluções.
Além de técnicos do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (lepha-MG), serão convidados representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, bem como outros órgãos que possam auxiliar na execução dos trabalhos.