De acordo com os familiares do idoso, o banco chegou a disponibilizar uma ambulância para levar o homem, mas ele teve que ir de maca até a porta da agência quando chegou ao local.
“Fazer prova de vida de um idoso acamado durante uma pandemia? Não teria um funcionário capacitado para ir na casa do idoso neste caso específico?”, disseram os familiares.
O idoso possui dificuldades de locomoção e a saúde debilitada desde que sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral), há um ano. Ele não consegue andar de cadeira de rodas e precisa de cuidados constantes. Com a aposentadoria, ele paga seus remédios, uma cuidadora e uma fisioterapeuta para cuidar dele em casa.
Ao G1, o Banco do Brasil informou que não deu orientação para que a prova de vida do idoso fosse realizada em alguma de suas agências, que o homem foi levado à agência sem contato prévio e que o INSS oferece opção da prova de vida domiciliar com agendamento por meio de seu site.
O Banco do Brasil informa que não prestou qualquer tipo de orientação para que a prova de vida, no caso do senhor de 80 anos de Piripiri, fosse realizada em alguma de suas agências. O beneficiário foi levado à agência do BB sem contato prévio e orientação sobre como realizar a prova de vida para pessoas acamadas/hospitalizadas. O Banco ressalta que a prova de vida foi realizada logo após o atendimento em Piripiri – ressalte-se sem conhecimento prévio – ser avisado da presença do beneficiário em frente à agência.
Leia a íntegra da nota:
O INSS oferece a opção da prova de vida domiciliar, com agendamento por meio do site meu.inss.gov.br.
Os beneficiários com impossibilidade de locomoção, acamados/hospitalizados devem ser orientados a constituir procurador junto ao INSS.
A procuração pode ser cadastrada à distância pelo portal MEU INSS > Agendamentos/Requerimentos > Novo Requerimento > no campo pesquisa digitar: Cadastrar ou Renovar Procuração.