
- 31/07/2025 - Itapecerica/MG
Início
Centro Oeste
Idoso de 100 anos, residente em Itapecerica e que já havia sido vacinado, morre vítima da covid-19 em hospital de Nova Serrana (MG)
22/03/2021 13:36
2860 Visitas
Um idoso de 100 anos de idade, morador de Itapecerica (MG) morreu neste domingo (22) de Covid-19. Segundo as informações do Portal Gerais, ele estava internado em um hospital, em Nova Serrana. Para a filha dele, a delegada de Divinópolis, Gorete Rios, o atraso na vacinação pode ter contribuído para o agravamento da doença. O idoso recebeu a primeira dose da vacina no dia 12 de fevereiro e foi imunizado com a segunda no dia 1º de março.
Logo depois, começaram a surgir os primeiros sintomas. No último dia 11, ele foi diagnosticado com a doença. Desde então foram várias idas e vindas à Santa Casa de Itapecerica.
[caption id="attachment_84837" align="alignnone" width="750"]
Santa Casa de Itapecerica (Foto: Wellington Vieira/DN)[/caption]
Ele também precisou fazer uma tomografia do pulmão em Formiga. Com o agravamento, porém ainda com o quadro de saúde estável, ele precisou ser hospitalizado. Sem vagas nos hospitais de Divinópolis, ele foi levado para Nova Serrana onde estava internado há cerca de cinco dias. Ela nega que a morte tenha sido em decorrência de falta de leitos. “A Covid não respeita pessoas, idade, lugares no mundo.
Foi muito bem tratado em Nova Serrana, fizeram de tudo. Ele não morreu porque foi para Nova Serrana, ele não conseguiu vencer a Covid”, afirmou a filha dele. Inicialmente, o paciente foi internado na enfermaria, porém o quadro se agravou e ele precisou ser transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Ainda segundo a filha, o idoso não tinha nenhuma comorbidade. “Se a vacinação tivesse ocorrido antes, talvez ele tivesse pegado, mas não teria tanta dificuldade. Ele não tinha comorbidade nenhuma, tanto é que chegou aos 100 anos. Não era obeso, não tinha diabetes, andava de bicicleta até há dois anos, era lúcido, não tinha hipertensão”. Para a delegada, a morte do pai dela – que completaria 101 anos em julho, chama a atenção para a urgência da vacinação. “Precisamos fortalecer a ideia da vacinação. Ela está atrasada, não só para o meu pai, para todo mundo.
Ninguém tem culpa, é uma guerra que temos que vencer”, afirmou, destacando a falta de conscientização. “É uma guerra e os jovens não aceitam, estão fazendo festas clandestinas, por outro lado, as pessoas não se conscientizam. Para mim o problema é a vacinação atrasada. Se ele tivesse tomado 15 dias antes, talvez isso não tivesse ocorrido”, declarou.
Orientações
Nas redes sociais o prefeito Wirley Rodrigues Reis, destacou neste domingo (21), a projeção do cenário da pandemia de covide-19, e mais uma vez orienta, para que a população faça a sua parte, respeitando as medidas sanitárias de prevenção a segurança.
Querido povo de Itapecerica, infelizmente as projeções do cenário da pandemia de Covid-19 para os próximos dias não são favoráveis. Por isso, antes de qualquer outra coisa, venho mais uma vez pedir encarecidamente que cada cidadão faça a sua parte, respeitando as medidas sanitárias de prevenção e segurança. Se não houver conscientização por parte de toda a população não vamos conseguir frear o avanço da doença.
Tenho trabalhado incansavelmente – só Deus sabe o quanto – junto à Secretaria Municipal de Saúde para tentar evitar ao máximo o sofrimento do nosso povo. Mas a gente não conseguirá vencer essa guerra sem a colaboração de todos. Então, por favor, não saiam de casa sem necessidade e, ao sair, usem máscaras de proteção, evitem aglomerações, mantenham a higiene e sigam todas as recomendações para preservar a sua saúde e a do próximo.
É difícil prever como será esta semana, pois Minas Gerais dá sinais de um colapso no sistema de saúde. Mas a nossa missão é trabalhar para salvar vidas e quero deixar bem claro que iremos fazer o que for necessário para isso. Que tenhamos uma semana abençoada e que Deus nos proteja e nos guarde! Paz e bem a todos, concluiu Wirley Reis.
VACINAÇÃO
A imunização contra a Covid-19 segue o cronograma conforme o recebimento de vacinas disponibilizadas pelo Ministério da Saúde. Segundo a prefeitura, à quantidade de doses recebida em cada remessa é insuficiente para atender a demanda do município, tendo em vista que a população é formada por um grande número de pessoas idosas.
Nesta terça-feira (23) serão vacinados, em suas residências, os idosos de 77 a 79 anos de idade, tanto na sede do município quanto nos distritos de Lamounier, Marilândia e Neolândia. Na sexta feira (26), serão imunizados os moradores das comunidades rurais de Palmeiras, Lameus, Lagoa e Ponte Nova. No sábado e domingo que vem será realizada uma nova etapa de vacinação. A faixa etária será divulgada em meados desta semana, assim que chegar novas remessas dos imunizantes.
SANTA CASA E PRONTO ATENDIMENTO
Na Santa Casa de Itapecerica foi montada uma estrutura para acolher os pacientes do município acometidos pela Covid-19. Duas enfermarias foram preparadas para internação de pacientes de média complexidade e dois leitos exclusivos com respiradores foram instalados no pronto atendimento, além dos leitos na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), também com respiradores. A Santa Casa conta com quatro respiradores e uma equipe técnica qualificada e está preparada para atender possíveis ocorrências.
NOVOS LEITOS DE CTI PARA A REGIÃO
Na última sexta-feira uma equipe da Secretaria de Estado de Saúde visitou o Hospital Regional, em Divinópolis. A equipe aprovou as solicitações de melhorias a serem realizadas no local e, nas próximas semanas, devem ser concluídos os trabalhos para abertura de novos leitos para atender a região.

Siga-nos no Instagram, Threads, Facebook, Twitter e entre para nosso grupo no WhatsApp
Leia também
DN