"Tem marketeiro que faz curso, tem advogado que faz curso, tem pessoas que de alguma forma trabalharam em campanha que faziam curso, mas não tinha ninguém efetivamente com experiência, que conhecesse as dores de perder e ganhar uma eleição", conta o ex-deputado em entrevista à CNN.
Ele afirma que a ideia de enveredar por esse caminho surgiu de uma conversa com o médico e escritor Roberto Shinsyashiki, um dos palestrantes mais conhecidos do país. "Fiquei 30 anos na política, estou saindo agora, depois de oito mandatos, tenho uma experiência que eu gostaria de passar adiante. E ele me orientou a fazer palestras e eventos sobre isso", diz.
Neste momento, Canziani está na prospecção de possíveis estudantes. Para tanto, utiliza de um recurso comum a corretoras de investimentos e outros setores do mercado financeiro, a chamada "geração de lide".
Pelas redes sociais, o deputado convida interessados a conhecerem "o método que me elegeu oito vezes seguidas", entrando em seu site e fazendo o download do ebook Guia Passo a Passo para ser eleito - Mesmo sem experiência.
Os interessados fazem um cadastro e informam nome e e-mail, formando a lista de transmissão a partir da qual será enviado em breve o convite para a inscrição no curso à distância, que é pago. Os inscritos também são convidados a ingressar em um grupo exclusivo no WhatsApp. O ex-deputado garante que o valor que será cobrado ainda não foi definido.
"O curso será lançado no final do mês. E o pagamento poderá ser feito no cartão de crédito, à vista ou parcelado", explica Canziani à CNN, que não se define como um coach, termo que vê como desgastado. "Me vejo como mentor."
O público-alvo do curso, naturalmente, são interessados em concorrer a mandatos de prefeito e vereador nas eleições de 2020. O ex-deputado disse que a sua intenção com o curso é dar as ferramentas da estratégia eleitoral a pessoas bem intencionadas e interessadas em ingressar na política, transformando-as em "candidatos de alta perfomance".
Case de sucesso
Em 2018, após cinco mandatos na Câmara, Alex Canziani decidiu buscar uma cadeira no Senado, pelo PTB, e acabou ficando em quarto lugar.
No mesmo período, apoiou a campanha da filha Luísa Canziani por uma vaga na Câmara. A advogada de 22 anos foi eleita deputada federal com 90.249 votos.