Quatro lojas de peças veiculares são interditadas em Belo Horizonte

Uma ação com objetivo de combater o comércio clandestino de peças de veículos fechou mais quatro estabelecimentos, na quinta-feira (30), na avenida Pedro II, na região noroeste de Belo Horizonte. A área é conhecida como o principal polo de venda de peças usadas na capital.

A matéria continua após a publicidade

A Lei Federal 12.977/14, mais conhecida como Lei do desmonte, tem sido implantada em várias regiões do país. A Lei visa a regulamentação de atividades de desmontagem de veículos automotores no Brasil, combatendo o comércio clandestino de peças usadas nesse setor.
Em Minas Gerais, a Lei foi regulamentada em 2017, estabelecendo que o desmonte de veículo, a comercialização de autopeças usadas e recondicionadas deverão ser efetuadas, exclusivamente, por estabelecimentos credenciados ao Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG).
Em Belo Horizonte, as ações relacionadas à Lei do desmonte são realizadas pela Divisão Especializada em Prevenção e Investigação a Furto e Roubo de Veículos Automotores que, só no ano passado,vistoriou 379 estabelecimentos na cidade.
No mesmo período, os dados apontaram queda de 42% no número de roubos de veículos em Belo Horizonte, indicando que a aplicação da Lei é uma importante ferramenta para o combate a esse tipo de crime. Ao todo, 2.414 veículos foram roubados na cidade, contra 4.234 em 2018.

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!