Um morador de Itapecerica (MG), procurou a polícia militar nessa quarta-feira (20), informando que estava negociando um veículo Fiat Uno, de cor prata, através do OLX, o qual estaria na cidade de Curvelo (MG), em uma revendedora de veículos, situada à avenida Bias Fortes, jardim Paraíso, Curvelo (MG).
A vítima alegou que negociava com uma mulher de nome Camila que se passava por vendedora da loja, via WhatsApp (38) 997477509, e que pediu um depósito no valor de R$ 2.0000,00 (dois mil reais) a título de sinal, a ser depositado na conta banco Itaú, agência 7718, conta poupança 11046-8 CPF *********** em nome de uma outra pessoa. Segundo a vítima a suposta mulher pediu para que fosse passado seus dados pessoais e do comprovante de endereço, para o número de WhatsApp acima.
Diante disso a vítima desconfiou de que se tratava de um golpe pelos vários erros ortográficos contidos nas mensagens. Neste momento, a vítima procurou o quartel da PM e foi constatado que realmente se tratava de uma tentativa de estelionato, sendo realizado o registro de ocorrência.
Alerta:
Polícia faz alerta de golpe de venda de carro na OLX, devido ao grande número de ocorrências que vem acontecendo em várias cidades.
Devido a quantidade de ocorrências de estelionato envolvendo veículos, a polícia faz um alerta para as pessoas que costumam negociar veículos por meio de sites de compras e vendas, em especial o denominado OLX.
Normalmente as ocorrências acontecem sempre da mesma forma e, o autor acaba enganando tanto o vendedor quanto o comprador.
“Na maioria das vezes o autor entra em contato com o anunciante, negocia com ele, solicita fotos, cria um outro anúncio idêntico, mas com um valor bem abaixo do de mercado, e negocia com outro interessado. Após, intermedia a compra e venda, fazendo com que o vendedor entregue seu veículo com recibo ao comprador e este deposite na conta do estelionatário”.
A seguir, algumas dicas para evitar os golpes:
– Nunca faça pagamentos adiantado como um sinal para reservar o veículo, principalmente se você não conhece o suposto vendedor. Nesses casos você tem 100% de chances de cair em um golpe e perder todo seu dinheiro.
– Não se iluda com veículos vendidos absurdamente com o preço abaixo da tabela, sempre desconfie quando a oferta for grande.
– Nunca repasse seus dados (fotos, documentos) por telefone ou aplicativos de conversação, sem a certeza da idoneidade da pessoa que está negociando;
– Nunca entregue seu veículo ou assine qualquer documentação de transferência sem a certeza que o valor pago foi devidamente creditado em conta bancária;
– Evite aceitar depósitos bancários por meio de envelope. Nesse caso, apenas efetue qualquer ato de entrega, após a certificação do crédito dos valores na conta bancária;
– Não negocie com intermediários sem referências. Negocie diretamente com o proprietário, ou pessoa devidamente autorizada documentalmente;
– No caso de compra, nunca deposite valores na conta de estranhos, sem a certeza que é a pessoa autorizada para a transferência veicular;
– Sempre confirme o crédito das transações via TED, junto a sua instituição financeira antes da entrega do veículo;
– Certifique-se sempre acerca da existência do veículo. Não confie apenas em fotos repassadas via aplicativos. Em caso de impossibilidade de verificar pessoalmente, peça que alguém de sua confiança certifique a existência do bem, além de verificar de que está negociando diretamente com o proprietário do veículo;
– Não confie em “prints” de comprovantes de pagamentos encaminhados via aplicativos sem a devida conferência em sua conta bancária.
Lembre-se, se você cair em um golpe como este, você já mais irá recuperar o valor que foi depositado na conta do estelionatário. Geralmente este tipo de golpe são articulados de dentro dos presídios, com a participação de outros comparsas que agem de fora dos presídios, para sacarem o montante assim que for depositado pela vítima.
Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!