'Jair Bolsonaro é preso por racismo': vídeo do 'Jornal Nacional' é falso

A política é o tema principal das discussões, principalmente pelas redes sociais. Com a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e outros fatos de corrupção, a eleição de 2018 para presidente é um dos principais temas abordados.

A matéria continua após a publicidade

Dessa forma, as figuras dos possíveis candidatos são alvos de calúnias, injúrias e difamações, condutas previstas como crime pelo Código Penal. O deputado Jair #bolsonaro (PSL-RJ), pré-candidato à Presidência da República, é o principal alvo de críticas, xingamentos e até invenções de notícias falsas. A internet está cheia delas, as chamadas fake news. Afinal, as pessoas ainda pensam que a internet é terra de ninguém e que vale tudo.

Assista ao falso vídeo

Por isso, mais um vídeo, uma montagem bem feita, foi criada com a notícia falsa sobre a prisão por racismo do deputado e pré-candidato a presidência da República Jair Bolsonaro.

Bolsonaro: mandado de prisão

O parlamentar é um político que faz declarações diretas e polêmicas, sem medo das consequências. Ele fala o que pensa e, algumas vezes, de forma até agressiva. Bolsonaro está respondendo processo por racismo, devido a algumas declarações polêmicas sobre afrodescendentes. Entretanto, ele não foi #preso, pois o processo ainda está sendo analisado e o julgamento ainda ocorrerá. Vale ressaltar que Bolsonaro tem o direito a imunidade parlamentar. Com isso, a ação corre no STF (Superior Tribunal Federal). Essas discussões sobre suas declarações polêmicas vão durar até as eleições, em outubro próximo.
Contudo, o famoso jogo sujo das pessoas que não gostam do pré-candidato à Presidência, até mesmo de adversários políticos e alguns veículos da imprensa, não deveria existir. Afinal, todas as pessoas dizem que são contra as notícias falsas.

Vídeo falso do Jornal Nacional

Por meio das redes sociais, principalmente o Facebook, um #vídeo falso, muito bem montado, está divulgando a fake news sobre a concessão do mandado de prisão de Bolsonaro por racismo. O responsável pelo vídeo utilizou imagens de edições diferentes do Jornal Nacional, da TV Globo, [VIDEO] e palavras do apresentador William Bonner para dar a sensação de ser algo verdadeiro e transmitir uma falsa sensação de credibilidade. Em uma página do Facebook, em pouco mais de um dia, o vídeo foi compartilhado mais de 37 mil vezes, além das reproduções das pessoas que podem divulgar em outros meios de comunicação com o intuito de arrecadar dinheiro com cliques ou prejudicar a imagem do deputado Jair Bolsonaro [VIDEO].

Notícia falsa sobre prisão de Bolsonaro

As pessoas mais atentas ao assistirem ao vídeo perceberam que o padrão da gravata de William Bonner muda de roxo para listrada, algo que não acontece, exceto em montagens. Além disso, nenhum veículo de comunicação (emissoras de rádio, TV ou sites) deu essa informação. Portanto, vale o alerta em não acreditar ou compartilhar vídeos sem verificar a veracidade das informações.

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!