Nacional de Grafite realiza testes de sirenes em Itapecerica e não comunica a polução que ficou assustada ao ser pega de surpresa

A mineradora Nacional Grafite realizou um teste de sirenes com funcionários em Itapecerica nesta quinta-feira (3) e assustou os moradores da cidade. Eles disseram que não foram comunicados antecipadamente desta ação. O G1 procurou a empresa sobre o assunto.

A matéria continua após a publicidade

O assessor jurídico da Nacional Grafite, Lindolfo Pena Pereira, conversou com a reportagem por telefone e explicou que houve uma falha na comunicação. “Houve sim o treinamento dos funcionários hoje, faz parte das resoluções previstas após o acontecimento de Brumadinho. Foi nosso primeiro teste e apenas a população contida na zona de salvamento foi avisada do teste, mas a cidade como um todo não foi”, explicou.
 
Lindolfo enfatizou que a falha não voltará a ocorrer. “A cidade inteira será avisada quando realizarmos os testes de sirenes”, disse.
 
Conforme apuração do MG2, a Nacional Grafite tem três barragens de rejeitos de minério na cidade. Uma está desativada e outras duas estão em operação. Em fevereiro deste ano, a mineradora informou à TV Integração que tem 365 funcionários contratados e 27 terceirizados em Itapecerica.

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!