A equipe de bombeiros militares do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) percorreu nessa quinta-feira (11), 340 km nos distritos de Búzi, Nhamatanda e Sussundenga para missão de reconhecimento em duas cidades, Grudja e Dombe. Por solicitação da OCHA (Escritório de Coordenação de Ajuda Humanitária - ONU), os militares estão fazendo reconhecimento dos acessos terrestres e aéreo, com uso de drone, com o objetivo de planejar futuras missões e traçar a estratégia operacional do CBMMG nos próximos dias de missão, para melhor aproveitar os recursos.
Em apoio à comunidade brasileira do local, 2 bombeiros do CBMMG e 2 bombeiros da Força Nacional estão na cidade de Dondo para apoiar nas ações de desobstrução de estradas, liberação de prédios públicos, residências e escolas. E, também, na avaliação de riscos e transporte de materiais de ajuda humanitária. Nos próximos dias, eles serão apoiados posteriormente pelos demais militares para ampliar a capacidade de suporte aos brasileiros e moçambicanos.
Os militares participaram de duas reuniões. Uma com o Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e outras agências, para nivelamento de ações estratégicas da gestão do desastre. E outra, em Búzi, com a prefeitura local, ONU, Médicos sem Fronteiras, Cruz Vermelha e agências internacionais e locais, para continuidade e retorno das ações já realizadas no distrito e região.
Fonte: Ascom CBMMG
Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!