O jornalista Ricardo Boechat, de 66 anos, faleceu no início da tarde desta segunda-feira (11). Ele estava em um helicóptero, retornando de Campinas, que caiu na Rodoanel, na região da Via Anhanguera em São Paulo.
A matéria continua após a publicidade (Clique na imagem e conheça nossa linha de produtos)

A morte de Boechat chocou a todos, e gerou repercussão nas redes sociais. Diversos colegas de profissão manifestaram luto diante da perda.
O Jornalismo brasileiro está em luto pela morte do brilhante jornalista Ricardo Boechat que fará muita falta na rádio e TV Bandnews. pic.twitter.com/d1QpW8P2d7
— DESTAKNEWS BRASIL (@DestakNews) 11 de fevereiro de 2019
Meu querido amigo Ricardo Boechat. Não posso acreditar. Eu lhe devo tantos favores, tantas palavras generosas em momentos difíceis. Você foi pessoa linda, jornalista maravilhoso. Ai Boechat, tão cedo, tão cedo amigo.
— Míriam Leitao.com (@MiriamLeitaoCom) 11 de fevereiro de 2019
Notícia absurda e muito triste. https://t.co/0xcOTrY66P
— Leonardo Sakamoto (@blogdosakamoto) 11 de fevereiro de 2019
Ricardo Boechat era um voz contestadora na imprensa, fará muita falta. E na parceria com Zé Simão, mostrava que o jornalista não precisa deixar de ser jornalista na acepção da palavra para nos informar e também divertir. pic.twitter.com/kVmtRVzOBk
Continua após a publicidade— Mauro Cezar (@maurocezar) 11 de fevereiro de 2019
O que tá acontecendo no mundo??? É muita notícia que acaba com a gente. Não tá nada fácil. Boechat era o jornalista que eu mais respeitava na TV. PQP, sem palavras.
— Bolívia Zica (@boliviazica) 11 de fevereiro de 2019
Meu Deus do Céu … deixa o cara com a gente, vai. Nos dá essa chance. Tá difícil de segurar a onda por aqui. Um dia choro por centenas, noutro por dezenas, agora choro por um colega: Ricardo Boechat, agora não! O jornalismo precisa de você. A gente precisa de você, camarada!
— Mílton Jung (@miltonjung) 11 de fevereiro de 2019
Em um dos anos que Boechat ganhou o Prêmio Comunique-se, eu também ganhei. Por engano, o apresentador da cerimônia me entregou o troféu dele e deu o meu a ele. Nos falamos dias depois. E por sugestão de Boechat, jamais disfizemos a troca. Que falta ele fará a todos. Que falta!
— Blog do Noblat (@BlogdoNoblat) 11 de fevereiro de 2019
Mas que pressa, Boechat! https://t.co/IwYChrS5Eb
— Juca Kfouri (@BlogdoJuca) 11 de fevereiro de 2019
Boechat um modelo de jornalismo corajoso. Tive a honra de substitui-lo no Bom Dia Brasil, como comentarista, há duas décadas. Descanse em paz, amigo, com as glórias de ter bem cumprido sua missão.
— Alexandre Garcia (@alexandregarcia) 11 de fevereiro de 2019
Morre o MAIOR jornalista do Brasil em qualquer mídia. Ele me batizou de “Pitonisa” e já fez até pegadinha comigo, quando mudo meus placares. Grande Boechat! Grande amigo! pic.twitter.com/2eQbs33MMb
— Milton Neves (@Miltonneves) 11 de fevereiro de 2019
Infelizmente, um dia triste para o jornalismo: Ricardo Boechat faleceu hoje em um acidente de helicóptero.
Nós, do Pânico, estamos profundamente tristes com a perda desse grande homem, que foi tão importante para o jornalismo brasileiro. Siga em paz, Boechat! pic.twitter.com/hcZSeZUn73 — Programa Pânico (@programapanico) 11 de fevereiro de 2019
Monica Bergamo, colunista da BandNews FM, contou sobre como foi trabalhar com Boechat, e o descreveu como "insubstituível". "Ele exigia preparo, informação. […] Era muito divertido, fazia muita graça, mas, ao mesmo tempo, tinha um jornalismo sofisticado, de um modo simples. Dificilmente alguém não entendia o que ele falava".
O jornalista Cid Moreira, em vídeo, lamentou a perda. "Um profissional que dá inveja aos outros profissionais por tal a capacidade dele, tanto no rádio quanto na TV", elogiou. "É a perda de um grande colega e um grande profissional".
Ana Paula Padrão, em chamada ao vivo com José Luiz Datena, revelou estar "chocada, e muito, muito triste". Ela descreveu Boechat como "um cara muito intenso", "que vivia a vida a 120km/h".
"Era um grande professor, além de ser um grande jornalista. Um cara inteligentíssimo, grande amigo dos amigos, sempre distribuindo piadas, com aquela ironia do bem, inteligente, admirável. Tinha autoridade para falar das coisas", disse Ana Paula, emocionada ao telefone.
José Simão, colega de Boechat na Rádio BandNews, expôs seus sentimentos no ar. "O que mais está doendo agora é saber que não vou mais falar com ele de manhã", contou. "Era muita alegria quando a gente entrava no ar. Nossa química foi instantânea, quase no primeiro dia."
Simão também elogiou as críticas e comentários de Boechat, principalmente sobre a política nacional, que era tema recorrente. "Era um vulcão que entra em erupção, não tinha partido, antipatia, preferência, atirava para todo o lado. Era uma pessoa justa."
É com pesar que recebo a triste notícia do falecimento do jornalista Ricardo Boechat, que estava no helicóptero que caiu hoje em SP. Minha solidariedade à família do profissional e colega que sempre tive muito respeito, bem como do piloto. Que Deus console a todos!
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) 11 de fevereiro de 2019
Triste demais com essa notícia da morte de Ricardo Boechat, vítima da queda de um helicóptero que o transportava. Um dos jornalistas mais sérios e competentes e também um dos mais queridos pela população. Meus sentimentos aos familiares do jornalista e do piloto do helicóptero. pic.twitter.com/SKLgDFmxhK
Continua após a publicidade— Romário (@RomarioOnze) 11 de fevereiro de 2019
Sou uma das muitas, muitissimas vozes a lamentar a perda de um jornalista tão competente, imparcial, eficaz. Que Ricardo Boechat sirva de exemplo aos que agora buscam um caminho neste conturbado mundo do jornalismo de hoje
— Paulo Coelho (@paulocoelho) 11 de fevereiro de 2019
Morre o gigante Boechat mago do Jornalismo. Perdemos o homem íntegro e parte da honestidade do jornalismo brasileiro. Duro de aceitar! Meus sentimentos á família, amigos e admiradores como eu! #luto pic.twitter.com/874fpeWhYX
— TOM CAVALCANTE (@TomCavalcante1) 11 de fevereiro de 2019
Boechat sempre me pareceu um cara corajoso e verdadeiro ... que descanse em paz
— Marcelo D2 (@Marcelodedois) 11 de fevereiro de 2019
Extremamente triste e horrorizada. Meus sentimentos mais profundos de amor e paz para a familia e amigos do Sr Ricardo Boechat. Se foi um homen integro, inteligente e com uma trajetória impecável como jornalista. Um grande homem. Que em paz descanse. Muito triste.
— Paola Carosella ⚡️ (@PaolaCarosella) 11 de fevereiro de 2019
Deixo aqui o abraço pra todos os colegas da Band e pra família do Boechat! A TV e o Brasil perdem muito hoje! 🙏😔
— Fabio Porchat (@FabioPorchat) 11 de fevereiro de 2019
Que tragédia a morte inesperada do grande jornalista, genial e incansável Ricardo Boechat. Que nós jornalistas nos inspiremos sempre nele, na sua luta e na sua voz sempre presente. Vai fazer muita falta.
— Marcelo Adnet (@MarceloAdnet) 11 de fevereiro de 2019
Chocado e triste c/ o falecimento do jornalista Ricardo Boechat. Em um momento tão delicado, o país perde uma potente voz na defesa da ética. Deixo todo meu carinho a família e aos colegas da Bandeirantes.
— Luciano Huck (@LucianoHuck) 11 de fevereiro de 2019