Forte tremor na Bolívia causa desocupação de prédios em Santos/SP

Reflexos de um tremor de terra registrado na Bolívia foram sentidos em Santos, no bairro do Gonzaga, e em várias partes do país na manhã desta segunda-feira (2). Não há informações de feridos. A matéria continua após a publicidade   Dois prédios foram evacuados no bairro do Gonzaga, após os ocupantes terem relatado um forte tremor no local. Um deles seria da Mediterranean Shipping Company (MSC). De acordo com o Tenente do Comando Diário dos Bombeiros da Baixada Santista, Pedro Santos, a Corporação recebeu diversos chamados no telefone 193, relatando tremores nos prédios mais altos da região. Foram feitas avaliações nas vigas e pilares onde estão as cargas estruturais e nada foi constatado. A Defesa Civíl vistoriou os dois prédios e orientou os ocupantes a voltarem para seus andares. O quarteirão na altura do número 291 da Avenida Ana Costa está interdidato e os reflexos no trânsito podem ser vistos na avenida Dr. Carvalho de Mendonça.   PERCEPÇÃO Tremores de terra perceptivos não são incomuns no Brasil. A Rede Sismográfica Brasileira detecta as movimentações permanentemente. Em setembro do ano passado, por exemplo, um tremor de magnitude 3,5 na escala Richter ocorreu na cidade de Itaperuçu, na região metropolitana de Curitiba, por volta da meia-noite, e foi sentido em um raio de 30 km. Em 2015, na região Norte, foi registrado um terremoto de magnitude 6,7 na escala Richter, sem registro de vítimas. Muitas vezes, os abalos sentidos no Brasil são reflexos de sismos ocorridos em outros pontos da América Latina, como no Chile e na Bolívia. Em 2008, vários moradores de São Paulo sentiram casas e prédios vibrarem após um tremor de 5,2 graus na escala Richter. O epicentro foi registrado a cerca de 215 km de São Vicente, no litoral sul de São Paulo, a aproximadamente 10 km de profundidade, segundo os sismógrafos do US Geological Survey, órgão do governo dos Estados Unidos.  

Moradores de São Paulo relatam tremor no centro e na região da Avenida Paulista

No mesmo horário, um terremoto de 6,8 graus de magnitude na escala Richter foi sentido na Bolívia; prédios foram esvaziados na capital paulista

Um tremor assustou moradores e trabalhadores da região da Avenida Paulista na manhã desta segunda-feira, 2. Muitos saíram dos prédios e se aglomeraram nas ruas em razão do medo.
Moradores de São Paulo relatam tremor na região da Avenida Paulista
Moradores de São Paulo relatam tremor na região da Avenida Paulista Foto: Eduardo Kattah/Estadão No mesmo horário, um terremoto de 6,8 graus de magnitude na escala Richter abalou uma área localizada a 209 km de Tarija, noroeste da Bolívia, a uma profundidade de 557 km, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).
Por volta das 10h40, o prédio do Ministério Público de São Paulo, que fica na região, foi esvaziado. O Corpo de Bombeiros informa que às 11h30 recebeu uma ocorrência de abalo sísmico na Rua Cincinato Braga, 321, no centro da cidade. Viaturas foram encaminhadas ao local, mas não há registro de feridos. Com Informações: Diário do Litoral/Estadão Conteúdo  

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!