
- 01/05/2025 - Itapecerica/MG
Conheça a trajetória do Vice de Bolsonaro; General Antonio Hamilton Mourão
27/08/2018 16:13
901 Visitas
Carreira militar
É filho do general de divisão Antonio Hamilton Mourão e Wanda Coronel Martins Mourão. Ingressou no Exército em fevereiro de 1972, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) onde, em 12 de dezembro de 1975, foi declarado aspirante-a-oficial da Arma de Artilharia.
A matéria continua após a publicidade
Em seguida obteve cursos de formação, de aperfeiçoamento, de altos estudos militares da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército e do Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército, Além dos cursos básico paraquedista, mestre de salto e salto livre, também possui o curso de guerra na selva.
Durante sua vida militar, foi instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras, cumpriu Missão de Paz em Angola – UNAVEM III e foi adido militar na Embaixada do Brasil na Venezuela. Comandou o 27º Grupo de Artilharia de Campanha em Ijuí (Rio Grande do Sul), a 2ª Brigada de Infantaria de Selva em São Gabriel da Cachoeira (Amazonas), a 6ª Divisão de Exército e o Comando Militar do Sul, estes últimos sediados em Porto Alegre.
Posições
O militar ganhou notoriedade no ano de 2015 durante as crises políticas do mandato da presidente Dilma Rousseff, quando foi transferido do Comando Militar do Sul (CMS) para a Secretaria de Economia e Finanças, no Distrito Federal, transferência esta, normal pelas normas do Exército após completar 02 (dois) anos de comando do Comando Militar do Sul.
Em pronunciamento público em loja maçônica Grande Oriente em setembro de 2017, no Distrito Federal, afirmou que entre os deveres do Exército Brasileiro está a garantia do funcionamento das instituições e da lei e da ordem, e que se o judiciário não fosse capaz de sanar a política existente no país isso seria imposto pelo exército por meio de uma intervenção militar, que na visão dele estaria prevista na Constituição Federal de 1988.
Deixou o serviço ativo em março de 2018, sendo transferido para a reserva remunerada.
Porém, durante um pronunciamento referente à greve dos caminhoneiros, que ocorreu no primeiro semestre de 2018, ele deixou claro que a intervenção militar não seria a solução para a crise vivida no país.
“Tem gente que quer as Forças Armadas incendiando tudo.
E a coisa não pode ser assim, não pode ser desse jeito.
Não concordo. Soluções dessa natureza a gente sabe como começam e não sabe como terminam. Acho que a coisa tem que ser organizada, consertada. Se o governo não tem condições de governar, vai embora, renuncia.
Antecipa as eleições, faz qualquer coisa, mas sai do imobilismo dele”, disse o militar.
Vida na reserva
Segundo a Revista Sociedade Militar, o general Hamilton Mourão se inscreveu e se consagrou, sem necessidade de eleições (por aclamação), como novo presidente do Clube Militar.
Filiou-se ao PRTB e ingressou na política, sendo candidato à Vice-Presidência da República na chapa de Jair Bolsonaro.
Condecorações
Ordem do Mérito Militar - Grau Grã-Cruz
Medalha Militar de Ouro com Passador de Platina
Medalha do Pacificador
Medalha do Serviço Amazônico com Passador de Bronze
Medalha Corpo de Tropa com passador de Bronze
Cruz Militar ao Mérito Desportivo - Venezuela
Ordem do Mérito Estrela de Carabobo - Venezuela
Medalha das Nações Unidas - UNAVEM III
Medalha Marechal Osorio - O Legendário.
Por: Suzi BRermann

Siga-nos no Instagram, Threads, Facebook, Twitter e entre para nosso grupo no WhatsApp
Leia também
DN