Chove em São Paulo após mais de 40 dias de estiagem

A chuva voltou a cair em São Paulo nesta segunda-feira (30) depois de 46 dias de tempo seco. Na Região Metropolitana, foram mais de 100 dias sem chuvas de grande porte, mais intensas.

A matéria continua após a publicidade

Ao longo da tarde, as nuvens carregadas chegaram na região do M’Boi Mirim, Zona Sul e se espalharam pela cidade. Por volta das 17h, uma chuva fraca isolada chegou em Engenheiro Marsilac e Parelheiros, Extremo sul da Zona Sul.

Às 21h, uma chuva moderada se concentrava na Zona Norte e se espalhava pelas zonas Oeste e Sudoeste da região metropolitana de São Paulo, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE).

A previsão é que haja chuva até esta quarta-feira (1°) na capital paulista. O esperado para todo o mês de julho era de 44,6 milímetros de chuva.

Continua após a publicidade

A cidade não recebia chuva significativa desde o dia 13 de junho, quando o órgão registrou 8,4 mm de média de precipitação na cidade.

Ainda de acordo com o CGE, a temperatura durante a manhã de segunda-feira (30) terminou com variação de nuvens, a mínima foi de 16ºC e a máxima atingida as 13h, foi de 26ºC. Os índices de umidade superaram os 40%.

Grande SP

No período da tarde, a Região Metropolitana de São Paulo rejá havia registrado chuvas. Segundo a Defesa Civil do estado, houve precipitação com raios em Embu-Guaçu e Cotia.

Continua após a publicidade

Estado de alerta

No domingo (29), o Sistema Cantareira entrou em estado de aalerta, após o reservatório chegar a 39,9% de sua capacidade. Nesta segunda-feira (30), o volume registrado era de 39,7%. Este é o principal reservatório de água que abastece a região metropolitana de São Paulo.

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!