Mais dois ônibus foram incendiados na noite deste domingo (29) nos bairros Bonsucesso, em Fortaleza, e Sítios Novos, na cidade de Caucaia, Região Metropolitana da capital. O prédio da Secretaria da Fazenda (Sefaz) de Caucaia também foi atingido com tiros durante a noite. No total, 14 ônibus e oito prédios públicos e privados foram atacados por criminosos de sexta-feira (27) até este domingo.
A matéria continua após a publicidade
Conforme o secretário da Segurança Pública do Ceará, delegado André Costa, a sequência de ataques ocorridos no estado aconteceu em represália às mortes de três criminosos em troca de tiros contra a Polícia Militar, ocorridas no município de Amontada, na quinta-feira (26). Três suspeitos de participar dos atentados foram presos.
Os ataques mais recentes ocorreram por volta das 20h30. Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista do ônibus de Caucaia foi abordado por homens que estavam em um carro. Os suspeitos ordenaram que os ocupantes deixassem o veículo e atearam fogo. Os criminosos ainda dispararam contra o coletivo e depois fugiram.
Segundo a polícia, esse mesmo grupo atirou contra o posto de fiscalização da Sefaz, na rodovia BR-222. As marcas dos disparos ficaram na fachada do prédio. Ninguém ficou ferido.
Já no Bairro Bonsucesso, na capital cearense, homens abordaram o veículo do transporte público na Avenida Vital Brasil. Os suspeitos também orderam a saída do motorista e dos passageiros e queimaram o ônibus.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/r/K/4TehXtTvquhjOiATjl4g/captura-de-tela-2018-07-28-as-16.24.22.png)
14 ônibus foram destruídos em ataques incendiários em dois dias na Grande Fortaleza (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)
Onda de violência
Além dos veículos do transporte público, criminosos também atacaram, pelo menos, oito prédios públicos, como o prédio da Sefaz, delegacia e agências bancárias. A série de ataques causou medo na população e também prejudicou o transporte público. Cinco linhas que tiveram ônibus queimados não estão operaram no fim de semana.
Veja a relação dos ataques criminosos ocorridos no estado:
14 ônibus queimados
Sexta-feira: 10 ôninus incendiados
- Quatro veículos foram atacados em diferentes ruas do Bairro Sapiranga.
- Outros cinco ônibus foram incendiados ao longo do dia nos bairros Parque Dois Irmãos, Bela Vista, Parque São José, Álvaro Weyne e Jacarecanga, em Fortaleza.
- Um outro ônibus foi queimado em Horizonte, Região Metropolitana da capital.
Sábado: 2 ônibus incendiados
- Os ataques ocorreram nos bairros Passaré e Cristo Redentor.
- Um ônibus foi incendiado no Bairro Bonsucesso, em Fortaleza, e outro foi atingido com tiros e queimado em Caucaia.
/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2018/07/28/banco.jpg)
Corpo de Bombeiros é acionado para conter fogo em prédio do banco Itaú, em Fortaleza. (Foto: Reprodução)
Ataques a prédios públicos e privados
Agências bancárias:
- Bandidos incendiaram o prédio do Banco Itaú, na Avenida Washington Soares, em Fortaleza, na noite de sábado. O fogo não se alastrou e foi controlado.
- Na sexta, coquetel molotov foi arremessado contra a agência bancária da Caixa Econômica no Bairro Carlito Pamplona, em Fortaleza.
- Bomba caseira destruiu cerca de 150 motocicletas do tipo “cinquentinha” no depósito do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará, no Bairro Passaré.
- Coquetel molotov arremessado contra a agência bancária da Caixa Econômica no Bairro Carlito Pamplona, em Fortaleza;
- Disparos de arma de fogo na agência dos Correios no Bairro Jacarecanga, em Fortaleza.