Camacho (MG) – A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) reafirmou seu compromisso com a segurança e a dignidade da população idosa ao lançar, em nível estadual, a estratégica "Operação Virtude". Sob a coordenação do 63º Batalhão de Polícia Militar (63º BPM) na região, a iniciativa se estenderá por todo o mês de outubro, o mês dedicado à conscientização sobre a pessoa idosa, promovendo um robusto conjunto de ações para prevenir e reprimir os diversos tipos de violência que vitimam essa parcela da população.
Foco na Prevenção e Combate a Diversos Crimes
A "Operação Virtude", tem como principal objetivo conscientizar a sociedade sobre a urgência de garantir os direitos previstos no Estatuto da Pessoa Idosa e a dignidade dos cidadãos com 60 anos ou mais. A ofensiva policial visa combater e coibir crimes como:
-
Abuso financeiro e patrimonial (um dos mais crescentes);
-
Violência física e psicológica;
-
Negligência (abandono e omissão de cuidados essenciais);
-
Discriminação (etarismo); e
-
Maus-tratos em geral.
O lema da campanha, "Envelhecer é inevitável, ficar velho é opcional", reflete o propósito de ir além da repressão criminal, buscando promover um envelhecimento ativo, saudável e seguro para todos os mineiros.
Exemplo de Sucesso em Camacho: Palestra e Orientação
Um dos primeiros e mais significativos desdobramentos práticos da operação na área de responsabilidade do 63º BPM ocorreu na cidade de Camacho. Em uma ação pontual para celebrar o Dia Internacional do Idoso, comemorado em 1º de outubro, a Polícia Militar local promoveu uma importante palestra educativa.
O evento reuniu idosos da comunidade e seus familiares, que receberam orientações valiosas e detalhadas da equipe da PMMG. Os tópicos abordados focaram em:
-
Medidas de Autoproteção: Como reconhecer e se proteger de golpes e fraudes comuns contra idosos.
-
Canais de Denúncia: Reforço sobre a importância de denunciar anonimamente via 190 (Polícia Militar) ou Disque 100 (Direitos Humanos), que oferecem atendimento 24 horas.
-
Cuidados Essenciais: Dicas para garantir o bem-estar físico, mental e social na terceira idade.
Continuidade e Abrangência Regional
O 63º Batalhão de Polícia Militar, que engloba diversas cidades da região, assegura que as ações da "Operação Virtude" não se restringirão a Camacho. Ao longo de todo o mês, o Batalhão intensificará o patrulhamento ostensivo direcionado, as visitas comunitárias a idosos em situação de vulnerabilidade e a realização de novas palestras e encontros educativos em todas as cidades sob sua responsabilidade.
A PMMG convoca a sociedade a ser parceira nessa causa. A atenção e a denúncia de vizinhos, amigos e familiares são peças-chave para que a "Operação Virtude" alcance seu objetivo de proteger integralmente os direitos da pessoa idosa e proporcionar uma vida com mais respeito, carinho e dignidade.