Uma operação da Polícia Militar em Itapecerica na zona rural do município resultou em um confronto, na noite desta quarta-feira (20). A ação, desencadeada por uma denúncia anônima, culminou na morte de um suspeito de 24 anos e na prisão de um segundo indivíduo, de 20 anos, ambos envolvidos em uma suposta transação de drogas.
Ação e perseguição policial
De acordo com o boletim de ocorrência, a operação foi conduzida pelo Grupamento Especializado em Recobrimento (GER) após o recebimento de informações detalhadas sobre a entrega de uma grande quantidade de entorpecentes na comunidade rural de Sabarazinho. Segundo a denúncia, a dupla, conhecida por envolvimento com o tráfico, utilizariam uma motocicleta vermelha e estariam armados.
A equipe policial se deslocou para o local indicado e montou um ponto de monitoramento velado. Após mais de uma hora de espera, os militares avistaram uma motocicleta Honda/Fan 125, de cor vermelha, com dois ocupantes cujas características físicas batiam com as descrições fornecidas. A atitude suspeita do passageiro — que levava a mão à cintura e olhava atentamente ao redor — reforçou a suspeita de que uma ação criminosa estava em andamento.
Foto: Polícia Militar/Divulgação
Confronto e morte do suspeito
Ao ser abordado pelos policiais, o passageiro da moto, um homem de 24 anos natural de Divinópolis, desobedeceu a ordem de "parar, polícia", desembarcou do veículo e sacou um revólver calibre .38. Mesmo após a nova ordem para largar a arma, ele apontou o revólver em direção aos militares e efetuou dois disparos.
Segundo o boletim de ocorrência, diante da "injusta agressão" e do "risco iminente de morte ou lesão grave", os policiais revidaram, efetuando disparos para se proteger. O suspeito tentou fugir a pé, correndo em direção a uma área de mata. Durante a perseguição, ele disparou novamente contra os militares.
Os policiais continuaram a perseguição e encontraram o suspeito caído no solo. Eles o socorreram imediatamente para a Santa Casa de Itapecerica. No entanto, apesar do rápido atendimento, o jovem não resistiu aos ferimentos e teve o óbito confirmado pela equipe médica. O revólver utilizado por ele foi apreendido no local.
Prisão e apreensões
Enquanto o confronto ocorria, um segundo policial conteve o condutor da motocicleta, um jovem de 20 anos, também natural de Divinópolis. Durante a revista pessoal, foi encontrada uma grande quantidade de substância análoga à cocaína em sua calça.
Em conversa com os militares do GER, o condutor confessou que eles estavam no local para fazer a entrega das drogas em troca de R$ 1.500,00 e que haveria mais entorpecentes em sua residência. Ele colaborou com os policiais, indicando o endereço no distrito de Lamounier. No local, a equipe apreendeu um tablete e 33 porções de maconha, uma balança de precisão e 116 pinos de cocaína, além de uma porção maior da droga e R$ 58,00 em dinheiro.
O jovem, que não possuía Carteira Nacional de Habilitação, foi preso em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico. A motocicleta foi apreendida e encaminhada ao pátio credenciado ao Detran/MG, todos os materiais apreendidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Itapecerica. A perícia técnica da Polícia Civil esteve tanto no local do confronto quanto na Santa Casa. Após realizar os procedimentos necessários, o corpo foi liberado para a Funerária Itapax.