Três homens, com idades de 26, 33 e 37 anos, foram presos nesta terça-feira (11) durante a Operação Guardião, deflagrada pela Polícia Civil de Minas Gerais. Eles são acusados de integrar uma associação criminosa especializada em roubos de carga.
A operação, conduzida pela Delegacia Regional de Polícia Civil em Divinópolis, ocorreu nos bairros Estrela Dalva, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), e São Salvador, na capital mineira. Dois mandados de busca e apreensão também foram cumpridos, resultando na apreensão de R$ 1,7 mil em dinheiro, diversos celulares e um veículo.
Investigações
As investigações começaram após uma série de roubos de carga registrados em Divinópolis, na região Centro-Oeste de Minas, nos dias 8, 13 e 16 de janeiro deste ano. Entre os crimes investigados estão os roubos de um caminhão carregado com pneus, uma van transportando utensílios domésticos e um veículo que transportava uma carga de cigarros.
O grupo criminoso agia de forma organizada e com violência. Os motoristas eram abordados e rendidos sob a mira de armas de fogo, colocados em um veículo com placa clonada, e permaneciam com as cabeças cobertas por cerca de cinco horas antes de serem abandonados na RMBH. Enquanto isso, os criminosos fugiam com as cargas roubadas para posterior revenda ilegal.
A identificação dos criminosos foi possível graças à análise técnica e denúncias anônimas. De acordo com o delegado responsável pelo caso, Vivalde Levilesse, há indícios de que o grupo atuava não apenas em Divinópolis, mas também em Belo Horizonte e outras cidades da região.
“O trabalho investigativo revelou que essa associação criminosa já vinha operando há algum tempo e que a forma de atuação dos envolvidos se repetia em diversos casos. As prisões representam um passo importante para desarticular esse tipo de crime na região”, afirmou o delegado.
Próximos passos
As investigações continuam para identificar outros possíveis integrantes da organização criminosa e recuperar os bens roubados. A Polícia Civil reforça a importância da colaboração da população e incentiva o envio de informações, de forma anônima, através do Disque-Denúncia 181.
Doze policiais civis, quatro viaturas e o apoio da Delegacia Regional em Contagem participaram da operação.