Uma operação conjunta das Polícias Civil e Militar do Paraná resultou na desarticulação de uma quadrilha especializada em crimes violentos contra o patrimônio, como roubos a bancos e carros-fortes. O confronto ocorreu nesta sexta-feira (17), em uma chácara na região de Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, deixando seis criminosos mortos.
Segundo as autoridades, o grupo planejava um roubo de grande impacto, possivelmente uma tomada de cidade ou um ataque a carro-forte. As investigações, iniciadas em dezembro de 2024, após informações coletadas pelas inteligências da Polícia Civil e Militar, apontaram para a organização de um assalto de grandes proporções no estado. A partir daí, um trabalho integrado de monitoramento e localização dos criminosos levou as equipes até o esconderijo na área rural de Ponta Grossa.
Foto: Polícia Civil do Paraná/Divulgação
Nesta sexta-feira, equipes das forças especiais TIGRE (Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial) da Polícia Civil e COE (Comandos e Operações Especiais) da Polícia Militar, deram cumprimento a um mandado de busca e apreensão no local. Ao chegarem à chácara, os policiais foram recebidos a tiros, dando início a um intenso confronto que durou aproximadamente oito minutos. Seis integrantes do grupo criminoso foram atingidos e vieram a óbito. Felizmente nenhum policial ficou ferido na operação.
Arsenal de guerra apreendido
No local, os policiais encontraram um verdadeiro arsenal de guerra, evidenciando a periculosidade da quadrilha. Os itens apreendidos incluem:
- 7 fuzis, calibres 5.56 e 7.62;
- 1 metralhadora .50, capaz de disparar até 550 tiros por minuto e perfurar blindagens;
- 1 pistola .45;
- Grande quantidade de munições;
- 36 carregadores de fuzil;
- Coletes e placas balísticas;
- Explosivos;
- Placas veiculares;
- Um veículo blindado e clonado.
Secretário de Segurança destaca a importância da integração das forças policiais
O Secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, ressaltou a importância da integração entre as forças de segurança do Paraná para o sucesso da operação. Ele também destacou o risco da operação e o preparo das equipes para lidar com a situação:
“O enfrentamento contra criminosos fortemente armados, como nessa operação, mostra o quanto nossas equipes de forças especiais estão preparadas para atuar em situações extremas. Com habilidade técnica e treinamento de alto nível, os policiais conseguiram neutralizar uma quadrilha perigosa e proteger a sociedade paranaense de um crime de grandes proporções.”
Fonte: Polícia Civil e Polícia Militar do Paraná
Fotos: Polícia Civil do Paraná/Divulgação