Um homem de 34 anos foi preso na noite de domingo (05) em Arceburgo (MG), após ofender e danificar o celular de sua mãe, uma mulher de 58 anos. O fato ocorreu na Rua Pedro Ludovicc, no Bairro Cohab.
Segundo a Polícia Militar (PM), durante patrulhamento pela citada rua, a vítima acionou a viatura, relatando que seu filho a havia chamado de "desgraçada" e "vagabunda", além de ter arremessado seu celular Samsung Galaxy A3 no chão, danificando a tela do aparelho. O autor, após as agressões verbais e o dano ao celular, evadiu-se do local, dirigindo-se para as proximidades do velório municipal.
Celular danificado pelo filho da vítima (Foto: Polícia Militar/Divulgação)
A PM localizou o autor retornando para casa, caminhando de forma instável pela Rua Pedro Ludovicc. Ele foi abordado e preso, sendo conduzido na viatura policial. A mãe do autor também acompanhou o deslocamento na viatura.
Antes de ser encaminhado à delegacia, o homem foi levado ao Hospital Dona Adma Maffud Perucello para atendimento médico. A vítima informou aos policiais que seu filho é usuário de crack e maconha e, no momento das ofensas, estava embriagado e sob efeito de drogas.
O autor possui um extenso histórico criminal, com passagens por roubo, ameaça, vias de fato/agressão, dano, desobediência, Maria da Penha (contra a própria mãe), lesão corporal, perturbação do trabalho ou do sossego alheios, porte ilegal de arma branca, atrito verbal, desobediência a ordem judicial (descumprimento das medidas do livramento condicional), embriaguez e desacato, todos os crimes registrados na cidade de Arceburgo. Ele já cumpriu pena nos presídios de São Sebastião do Paraíso, Monte Santo de Minas, Guaranésia e Botelhos.
O homem foi encaminhado à Delegacia Regional de São Sebastião do Paraíso, onde o Auto de Prisão em Flagrante Delito (APFD) foi ratificado. Em seguida, foi conduzido ao presídio da mesma cidade.
A vítima também prestou depoimento na delegacia, relatando que as ameaças e ofensas por parte do filho são constantes, ocorrendo "praticamente todos os dias". Ela afirmou já ter sofrido agressão física em outra ocasião e que possuía uma medida protetiva contra o filho, mas que a mesma perdeu a validade.
Desesperada com a situação, a mãe do autor relatou ter procurado a Defensoria Pública de Monte Santo de Minas, buscando a internação do filho em uma clínica para dependentes químicos. Ela informou ter apresentado a documentação necessária e estar aguardando resposta do órgão.
O autor já foi internado mais de uma vez no Hospital e Núcleo de Saúde Mental Gedor Silveira, em São Sebastião do Paraíso. No entanto, um novo pedido de internação, feito no final de 2024, foi negado pela instituição devido à alta periculosidade do paciente.
Durante o transporte para a delegacia, o homem chutou o compartimento de presos da viatura policial, causando danos. Ele também desacatou e ameaçou os policiais, proferindo palavras de baixo calão e ofendendo também sua mãe, que estava presente na viatura.