PF combate fraudes contra o INSS em Divinópolis com apreensão de receitas e atestados médicos falsos

A Polícia Federal (PF) deflagrou na última terça-feira (10), uma operação em Divinópolis (MG), para combater crimes de estelionato contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, visando desmantelar um esquema de falsificação de receitas e atestados médicos utilizados para fraudar benefícios previdenciários, como o auxílio-doença.

As investigações da PF apontam que uma mulher, cuja identidade ainda não foi divulgada, comercializava os documentos falsificados para trabalhadores que buscavam se afastar de suas empresas e, posteriormente, requerer benefícios junto ao INSS. Os documentos apreendidos durante a operação, incluindo diversos receituários e atestados médicos, apresentavam indícios de falsificação, supostamente utilizando o nome de uma clínica e de profissionais da saúde de Divinópolis.

A PF apreendeu o celular da mulher envolvida, que será periciado para aprofundar as investigações e identificar outros possíveis envolvidos no esquema criminoso. A análise do aparelho poderá revelar a extensão da fraude, a rede de clientes e outros detalhes relevantes para o processo.

A Polícia Federal esclareceu que a clínica e os médicos cujos nomes foram utilizados nos documentos falsificados também foram vítimas da fraude, desconhecendo completamente a utilização indevida de suas informações. A investigação prossegue com o objetivo de identificar e responsabilizar todos os indivíduos que se beneficiaram dos documentos falsificados para obter vantagens ilícitas junto ao INSS.

Continua após a publicidade

A PF trabalha para apurar o valor total desviado dos cofres públicos por meio deste esquema. Os envolvidos poderão responder pelos crimes de falsificação de documento e estelionato, cujas penas combinadas podem ultrapassar 11 anos de reclusão, além de multas. A Polícia Federal reforça seu compromisso em combater fraudes contra a Previdência Social e garantir a integridade dos recursos públicos.

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!