O novo sistema de envio de alertas da Defesa Civil Nacional, o Defesa Civil Alerta, já está em operação nos estados das regiões Sul e Sudeste do Brasil. Desenvolvido em parceria com o Ministério das Comunicações, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e operadoras de telefonia, a ferramenta tem como objetivo alertar a população sobre desastres naturais de grande perigo iminente.
Como funciona o sistema?
O sistema utiliza a rede de telefonia celular para emitir alertas gratuitos à população localizada em áreas de risco com cobertura 4G ou 5G. Os alertas são enviados como mensagens de texto acompanhadas de um aviso sonoro, que interrompe qualquer atividade na tela do aparelho, mesmo se estiver no modo silencioso. Não é necessário nenhum cadastro prévio por parte do usuário para receber os alertas.
Alertas apenas em casos extremos
Após a fase de testes, que incluiu demonstrações em 36 municípios gaúchos no dia 30 de novembro e em Belo Horizonte (MG) no dia 1º de dezembro, o coordenador-geral de Monitoramento e Alerta do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Tiago Schnorr, esclareceu a finalidade do sistema. “Essa tecnologia é utilizada apenas para casos muito extremos, onde há confiabilidade de um risco iminente à vida das pessoas naquela região”, afirmou. Schnorr ainda ressaltou que os mecanismos de alerta já existentes, como SMS, alertas via TV por assinatura e aplicativos de mensagens, continuarão ativos para situações menos críticas.
Projeto-piloto com alta aprovação
O projeto-piloto do Defesa Civil Alerta foi realizado em agosto deste ano, com a presença do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. Durante 30 dias, os alertas foram enviados para 11 municípios brasileiros: Roca Sales (RS), Muçum (RS), Blumenau (SC), Gaspar (SC), Morretes (PR), União da Vitória (PR), São Sebastião (SP), Cachoeiro do Itapemirim (ES), Indianópolis (MG), Petrópolis (RJ) e Angra dos Reis (RJ).
Uma pesquisa realizada após o período de testes revelou alta aprovação do sistema pela população. Dos entrevistados, 87% avaliaram a ferramenta de forma positiva, demonstrando a eficácia e a importância do Defesa Civil Alerta para a segurança da população em situações de risco.