Em uma iniciativa para combater a crescente onda de estelionatos virtuais, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) lançou na última quinta-feira (17) a megacampanha “Se deu dúvida, é golpe!”. Com foco na conscientização da população mineira, especialmente os idosos, a campanha visa alertar sobre os diversos golpes aplicados na internet.
A campanha tem como garoto-propaganda o influenciador digital Tião Bruto Sistemático e integra as estratégias da PMMG para reduzir a criminalidade em Minas Gerais. Baseada em três pilares - comunicação, inteligência e operações - a campanha promete uma ampla cobertura em todo o estado.
Comunicação abrangente
Para garantir que a mensagem chegue a todos os cantos de Minas Gerais, a campanha contará com uma ampla gama de peças publicitárias. Spots de rádio levarão o alerta aos ouvintes, enquanto outdoors e cartazes com dicas de segurança serão espalhados pelas ruas. Vídeos informativos com o influencer Tião Bruto Sistemático serão veiculados na internet, amplificando o alcance da campanha e engajando o público digital.
Inteligência e Investigação
A PMMG intensificará o trabalho de inteligência para identificar e prender os criminosos por trás desses golpes. A coleta e análise de dados serão fundamentais para mapear as ações dos estelionatários e desmantelar suas operações.
Operações e Ações Proativas
A PMMG realizará diversas operações para combater os estelionatos virtuais, além de implementar um Procedimento Operacional Padrão (POP) para agilizar o registro de ocorrências. Esse POP permitirá uma resposta mais rápida e eficiente aos casos de estelionato, facilitando a investigação e a prisão dos criminosos.
Parceria com Influencer
O coronel Maurício José de Oliveira, chefe do Estado-Maior da PMMG, enfatizou a importância da campanha e o papel fundamental do influencer Tião Bruto Sistemático. "Esta é uma ação de polícia preventiva que busca, de forma bem mineira, atingir toda a sociedade. Agradecemos o apoio do Governo de Minas, que chancelou e investiu no projeto, e ao influencer, Tião, por ter participado da campanha e por entender a concepção e a necessidade de ajudar as pessoas a se livrarem dessa modalidade criminosa", declarou.
Tião, emocionado, expressou sua satisfação em participar da campanha. “Sai de Cana Verde e estou muito feliz em estar com a nossa Polícia Militar. O golpe existe, abre o olho! Qualquer coisa, procurem a Polícia Militar”, afirmou.
União de Esforços
O tenente-coronel Flávio Santiago, chefe do Centro de Jornalismo Policial, ressaltou que os estelionatos virtuais são um problema global. "Nossas mães, pais, filhos, amigos, todos correm o risco de cair nas mãos de estelionatários que se aproveitam da ingenuidade ou ocasião para aplicação de golpes. Por isso, a importância da campanha, sobretudo com a união de todos", alertou.
A PMMG convoca a população a compartilhar as peças publicitárias da campanha e incentiva as vítimas de golpes a registrarem a ocorrência. O registro é fundamental para que a polícia possa identificar, prender os criminosos e reduzir esse tipo de crime.