Golpe do IPVA: vídeo antigo de site que promete desconto volta a circular e autoridades fazem alerta

Pagamento deve ser feito apenas pelo site oficial da Secretaria de Fazenda ou e de forma presencial em agências bancárias credenciadas

Faltando menos de duas semanas para o vencimento da primeira parcela, ou cota única, do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) de 2024 em Minas, a procura em sites de buscas por informações aumenta. No entanto, motoristas devem redobrar a atenção para não cair em golpes, conforme alerta reforçado nesta sexta-feira pelo governo estadual. 

Nesta semana, vídeo antigo que mostra um site falso da Secretaria de Fazenda, com pessoas que acessaram e foram vítimas de estelionatários, voltou a circular nas redes sociais. Nas imagens é possível ver a opção de pagar o IPVA via PIX com 20% de desconto. Porém, esse benefício nunca existiu.

O Governo de Minas reforçou que o vídeo é do ano passado e informou que o site não existe mais. “Em janeiro e abril de 2023, foram registradas denúncias sobre golpes aplicados por criminosos que criavam sites semelhantes aos oficiais. O caso foi investigado pela Polícia Civil e pelo Ministério Público, que, na época, retiraram os sites do ar”, informou a assessoria da pasta.

A Secretaria de Fazenda alerta que é importante tomar cuidado na hora do pagamento e desconfiar dos descontos. As únicas formas de quitar o tributo é nos caixas ou terminais de autoatendimento dos bancos credenciados, casas lotéricas ou por meio do site da pasta estadual.

Continua após a publicidade

O calendário foi lançado oficialmente em 5 de dezembro. A escala de pagamento da primeira parcela, ou cota única, começa em 15 de janeiro de 2024, para carros com os finais de placas 1 e 2.

Veja tabela completa abaixo:

 

Continua após a publicidade

(SEF / Divulgação)

(SEF / Divulgação)

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!