Flamengo é derrotado pelo São Paulo, mas garante vaga na Libertadores

O Tricolor venceu o Rubro-Negro por 1 a 0

Na última rodada do Brasileirão neste ano, o São Paulo garantiu sua vitória contra o Flamengo por 1 a 0 no estádio do Morumbi. Sem precisar de mais nada neste ano, o Tricolor só conquistou mais três pontos na tabela para encerrar o ano. O Rubro-Negro, por sua vez, está aliviado, mesmo com a derrota.

A briga do Flamengo era pela classificação para a fase de grupos da Copa Libertadores, então encerra o ano com a meta que tinha, mesmo que o título tenha ficado com o Palmeiras no fim desta história. O Rubro-Negro termina a temporada em quarto lugar na tabela.

CINCO LANCES QUE MARCARAM A PARTIDA

>QUE ISSO, ROSSI! Logo nos primeiros minutos de jogo, Rossi assustou com um ‘quase gol contra’. Depois de um recuo atrapalhado para Pablo, errou na hora de dominar a bola e quase abre o placar para o Tricolor.

Continua após a publicidade

>É LUCIANO! Em uma jogada trabalhada envolvendo Wellington Rato e Caio Paulista, Luciano abriu o placar para o Tricolor, sem dar chance de reação para o goleiro Rossi. O camisa 10 assumiu o posto de artilheiro do time.

>FOI ESPERTO! Em um segundo tempo não muito diferente do primeiro, Caio Paulista deu uma arrancada que tirou o fôlego do Flamengo. Entrando na área sem problemas, só não ficou perto de uma finalização arriscada porque Varela foi rápido e conseguiu tirar a bola com agilidade.

>ASSUSTOU! Pablo Maia tentou ampliar o placar do Tricolor com um chute de fora da área, mas só assustou a defesa flamenguista.

Continua após a publicidade

>MENGÃO CLASSIFICADO! Mesmo com a derrota, o Flamengo conseguiu se manter no G4 da tabela do Campeonato Brasileiro e assegurou sua classificação para a fase de grupos da Copa Libertadores. Já o título do Brasileiro, que dependia de um verdadeiro milagre, não foi desta vez...

COMO FOI O PRIMEIRO TEMPO?
O primeiro tempo pertenceu totalmente ao São Paulo. O Flamengo praticamente não apareceu. Do lado Rubro-Negro, inclusive, o que mais chamou atenção foi uma falha do goleiro Rossi ainda nos primeiros minutos, quando em uma tentativa de recuar a bola para Pablo, se atrapalhou e quase marcou um gol contra. 

Mas quem se destacou mesmo foi Luciano. Aos 25 minutos, em uma jogada trabalhada envolvendo Wellington Rato e Caio Paulista, o camisa 10 tocou direto para o gol sem chance para a defesa flamenguista. Assim, o São Paulo foi para o intervalo com a vantagem no placar.

Continua após a publicidade

E A ETAPA FINAL?
O segundo tempo seguiu em um ritmo muito parecido com a primeira etapa. Mais uma vez, o São Paulo criou bem mais que o Flamengo, que começou a aparecer mais perto dos 20 minutos, mas sem conseguir encontrar espaços na área tricolor. O Rubro-Negro até tentou alguns contra-ataques, mas falhou toda vez que arriscou algo. Em um jogo controlado, o Tricolor conseguiu alguns chutes mais perigosos, como o de fora da área de Pablo Maia, mas se contentou com a vantagem de um gol para sair com a vitória no último jogo do ano.

O QUE VEM POR AÍ?
Agora, férias! Com o final deste Brasileirão, o São Paulo começa a pensar na disputa da Supercopa do Brasil, que será contra o Palmeiras. O Flamengo, por sua vez, assegurou sua vaga na fase de grupos da Copa Libertadores, mesmo sem um resultado positivo.

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 1 x 0 FLAMENGO
Local: Estádio do Morumbi, São Paulo (SP)
Data e hora: 06/12/2023 (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Assistentes: Luanderson Lima dos Santos (BA/ Fifa) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)
VAR: Diego Pombo Lopez (BA) 
Cartões amarelos: Pablo, Allan (FLA)
Cartões vermelhos: -
Gols: Luciano (1-0)

SÃO PAULO
Rafael; Nathan, Arboleda, Beraldo e Welington; Pablo Maia, Alisson e Luciano (Talles Costa, aos 30´/2ºT); Rato, Caio Paulista (Erison, aos 18´/2ºT) e Juan (Willian Gomes, aos 18´/2ºT).

FLAMENGO
Rossi, Varela (Wesley, aos 28´/2ºT), Fabrício Bruno, Pablo (Allan, aos 23´/2ºT) e Ayrton Lucas; Pulgar, Gerson (Bruno Henrique, aos 11´/2ºT) e Arrascaeta; Luiz Araujo (Victor Hugo, ao 1´/2ºT), Cebolinha (Everton Ribeiro, aos 23´/2ºT) e Pedro.

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!