Bahia vence o Atlético-MG e se salva do rebaixamento no Brasileirão

Bahia conta com tropeço do Santos para garantir a permanência na Série A do Campeonato Brasileiro

Foi com emoção, mas o Bahia se livrou do rebaixamento e está garantido na Série A. Pela última rodada do Brasileirão, o Tricolor de Aço venceu o Atlético-MG por 4 a 1, na Arena Fonte Nova, e não jogará a segunda divisão. Cauly abriu o placar, Paulinho deixou tudo igual e, nos acréscimos do primeiro tempo, Luciano Juba deixou novamente os nordestinos na frente. Na etapa final, Thaciano, que deu duas assistências, fez o terceiro gol, e nos minutos finais Ademir sacramentou a goleada.

Com o resultado, o Bahia termina com 44 pontos e iguala a pontuação do Santos. A equipe de Rogério Ceni garantiu a permanência na Série A do Brasileirão pela diferença no saldo de gols. O Galo não conseguiu confirmar o vice-campeonato, mas terminou a competição dentro do G4, ficando com vaga direta para a fase de grupos da Libertadores. 

Cinco lances que marcaram a partida

> !BBPM! Aos dez minutos, Edenílson errou passe na defesa, Thaciano acionou Cauly na entrada da área, e o meia finalizou rasteiro, sem chances para Everson.

Continua após a publicidade

> !FLECHADA DE PAULINHO! Apesar das incostâncias, o Atlético-MG conseguiu o empate aos 36 minutos do segundo tempo. Igor Gomes fez bela jogada e deu lançamento açucarado para Paulinho. O camisa 10 do Galo chutou firme, deixando tudo igual.

> !JUBA DE AÇO! O Bahia não se abalou com o gol sofrido e continuou pressionando o Atlético. Nos acréscimos do primeiro tempo, Thaciano cruzou na área, Luciano Juba chegou com tudo e fuzilou o goleiro Everson, deixando o Bahia novamente em vantagem.

> !É O THACITANOS, NÃO TEM JEITO! O Bahia conseguiu manter o ímpeto ofensivo no segundo tempo e ampliou a vantagem com Thaciano. Livre dentro da área, o atacante aproveitou o rebote no chute de Rezende e

Continua após a publicidade

> !A REDENÇÃO DE ADEMIR! Após milagre de Marcos Felipe em cabeceio de Jemerson, Ademir foi acionado no contra-ataque, disparou pelo lado direito e finalizou com estilo, sacramentando a goleada e permanência do Tricolor de Aço na Série A.

Como foi o primeiro tempo?

O Bahia esboçou uma pressão inicial e dificultou a saída de bola do Atlético-MG nos minutos iniciais. A desatenção de Edenílson custou caro, e Cauly abriu o placar. O Tricolor de Aço empilhou chances, mas abaixo a intensidade na metade do primeiro tempo e sofreu o empate após boa trama de Igor Gomes com Paulinho. O Bahia não se abalou e, nos acréscimos, retomou a vantagem com belo gol de Luciano Juba.

Continua após a publicidade

E a etapa final?

O Bahia repetiu a estratégia após o intervalo e conseguiu inibir a circulação da bola no meio-campo atleticano. Espaçado na defesa, o Galo não conseguiu defender Thaciano, que aproveitou o rebote e ampliou a vantagem. Nos minutos finais, Rogério Ceni recuou a equipe para segurar o resultado, enquanto as alterações de Felipão não surtiram efeito. Sobrou tempo para Ademir, após milagre de Marcos Felipe, sacramentar a goleada.

BAHIA 4 X 1 ATLÉTICO-MG
CAMPEONATO BRASILEIRO - 38ª RODADA


Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data e hora:  quarta-feira, 6 de dezembro de 2023, às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Ramon Abatti Abel (árbitro - FIFA)
Assistentes:  Nailton Júnior de Sousa Oliveira (FIFA) e Thiaggo Americano Labes
Árbitro de vídeo: Wagner Reway (VAR - FIFA)
Público e renda: Não informado

Cartões amarelos: Ademir (BAH); Rubens, Paulinho (ATL)
Cartões vermelhos: -

GOLS: Cauly (1-0, aos 10' do 1ºT) Paulinho (1-1, aos 36' do 1ºT) Luciano Juba (2-1, aos 51' do 1ºT) Thaciano (3-1, aos 21' do 2ºT) Ademir (4-1, aos 49' do 2ºT)

BAHIA (Técnico: Rogério Ceni)
Marcos Felipe; Kanu, David Duarte e Vitor Hugo; Gilberto, Rezende, Acevedo (Mugni, aos 8' do 1ºT) (Léo Cittadini, aos 35' do 2ºT), Cauly, Biel (Ademir, aos 35' do 2ºT) e Luciano Juba; Thaciano (Cicinho, aos 35' do 2ºT)

ATLÉTICO-MG (Técnico: Felipão)
Everson; Mariano, Igor Rabello, Jemerson, Arana (Alisson, aos 35' do 2ºT); Otávio, Edenílson, Pavón e Igor Gomes (Rubens, após o intervalo); Paulinho e Hulk.

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!