Festival de Gastronomia Rural de Itapecerica, recebe Prêmio Cumbucca de Gastronomia de Minas Gerais

Festival de Gastronomia Rural de Itapecerica, recebe Prêmio Cumbucca de Gastronomia de Minas Gerais, na categoria evento do ano.

A premiação contou com votos do público na maioria das categorias para eleger profissionais, estabelecimentos e iniciativas que ajudam o setor gastronômico a progredir no estado.

Com expressiva participação popular, o Prêmio Cumbucca de Gastronomia celebrou os destaques do ano no setor em cerimônia de premiação para convidados na noite desta terça-feira (21), no Palácio das Artes, em Belo Horizonte.

O prefeito de Itapecerica, Wirley Rodrigues Reis, recebeu o prêmio Cumbucca de Gastronomia, das mãos do Secretário de Estado da Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira.

Continua após a publicidade

 

Continua após a publicidade

Foto: Redes Sociais/Divulgação

O sucesso do festival é fruto de um trabalho a muitas mãos, que se empenham para fazer o evento acontecer: organizadores, barraqueiros, cozinheiros e todos os funcionários da Prefeitura, que a cada ano se dedicam ainda mais para dar vida aos meus projetos, disse Wirley Reis.

Lançada em outubro, a iniciativa, com formato inclusivo e democrático, mapeou cerca de 700 estabelecimentos e contou com voto do público na maioria das 50 categorias para escolher os melhores entre profissionais, empreendimentos, produtos e iniciativas da cena mineira.

Continua após a publicidade

Reprodução/Youtube

Realizado pela plataforma Cumbucca, o prêmio alcançou mais de 10 milhões de impressões nas redes sociais em sua missão de destacar nomes que ajudam a consolidar a cozinha de Minas como um atrativo turístico, bem cultural e ativo econômico entre os mais importantes do estado. A solenidade também marca o lançamento do Guia Cumbucca de Gastronomia nas versões impressa e digital.

Continua após a publicidade

 

Sob a proposta de abraçar a gastronomia mineira em sua amplitude e pluralidade, o Prêmio Cumbucca inovou ao propor votações inéditas de olho em campeões que só poderiam surgir da opinião pública, como melhor torresmo, melhor beira de estrada e fora da rota – para apontar casas que se destacam em suas propostas, mas não estão nas regiões mais badaladas e conhecidas. O prêmio também mira na valorização de cada profissional através de recortes como chef mulher, melhor garçom e influenciador de gastronomia. A grande noite dos premiados ainda inclui a entrega da Cumbucca de Ouro, escolha da curadoria para homenagear uma personalidade que faz a diferença na cena gastronômica mineira.

 

Da gastronomia sofisticada à cultura de boteco

 

Para o produtor cultural Marcelo Wanderley, diretor-geral da Cumbucca e realizador do prêmio, o reconhecimento investido de credibilidade confere novo fôlego às atividades e pessoas que fazem o setor progredir. Ele destaca a participação e premiação de casas e profissionais com atuações diversas, contemplando desde o atendimento até a cozinha e da gastronomia sofisticada à cultura de boteco. “Foi importante contarmos com o voto do público para que chegássemos a premiar quem sempre fez por merecer, mas nunca havia sido premiado antes. Esse tipo de reconhecimento é um brinde à resiliência e ao espírito criativo que alimentam a gastronomia mineira e também um combustível para profissionais e motiva o setor a crescer em conjunto. Apostamos na união como um dos pilares para o promissor caminho que nossa gastronomia tem construído”, observa Wanderley.

 

Júri especializado e auditoria

 

A escolha dos vencedores ainda envolveu júri especializado com 30 convidados entre jornalistas, influenciadores, formadores de opinião e personalidades do meio gastronômico, cuja avaliação somou-se à do voto popular na maior parte das modalidades sob auditoria da empresa Track.Co.

 

Divididas em cinco trilhas de votação, as indicações do prêmio convidavam a opinar em temas relacionados a bares, outros aspectos ligados a restaurantes, avaliações sobre casas de doces e lanchonetes, votos exclusivamente populares como os de torresmo, salgado e influenciador, além das premiações fora da rota – que incluem distinções como ícone de BH, novidade do ano, pão de queijo e PF. A abertura de 50 categorias fez do Cumbucca o prêmio gastronômico mais amplo de Minas Gerais – e não por acaso: o desafio era dar conta da pluralidade que a comida mineira representa, com sua mistura de tradição e inovação.”

Assista ao vídeo abaixo e confira os vencedores do Prêmio Cumbucca de Gastronomia de Minas Gerais

 

Reprodução Youtube

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!