Governo PT: Déficit Público alto, Aumento de Impostos e 38 Ministérios

O governo Lula registrou um aumento substancial das dívidas das contas públicas, segundo dados do Banco Central divulgados no dia 28/07/2023, o resultado é o pior em três anos, cerca de 20,4 bilhões, ou seja, 0,39% do PIB.  

A gestão petista dá plenos sinais que não combaterá o alto déficit público com redução da máquina pública, para o Palácio do Planalto a melhor maneira é a criação de mais impostos e taxar o que der, a exemplo da taxação de compras superiores a US$50 na plataforma SHEIN,  o que claro não representa uma taxação aos ricos, como sonha a esquerda, mais a da simples dona de casa que compra uma blusa mais barata fabricada na China.

 

O que fazer então diminuir os gastos públicos com o inchaço da máquina pública? Não, nem pensar, já temos 38 ministérios, o segundo maior número da história, só perdemos para o governo petista de Dilma, a dama da Petrobras tinha 39 ministérios, diminuir ministérios? Isso não faz sentido para o PT, o negócio é taxar jogos de apostas, fundos de investimentos exclusivos (como se os milionários não pudessem tirar dinheiro do país e investir em outros lugares na hora em que bem entenderem), os fundos representam 12,3% dos fundos do país e acumula valores de 756,8 bilhões de reais, e não podemos esquecer da famigerada tentativa de aumentar a arrecadação pela proposta do governo na reforma tributária em se criar o IVA (Imposto de Valor Agregado) com a maior taxa do mundo, 28,4%. Valores que vão impactar muito o setor que mais emprega no país, o setor de serviços.

Continua após a publicidade

Sobre o tema da alíquota do IVA, mencionou Benito Salomão para a revista Metrópoles no dia 27/07/2023, o especialista em finanças públicas e doutor em economia pela UFU“ Não sabemos se ela será de 25%, 26%, 28% ou 30%, mas de fato a alíquota deverá ser a maior do que a maioria dos países e tende a assustar e impressionar as pessoas”.

A mistura de altos impostos, altos gastos públicos e apetite voraz do governo em aumentar o teto da dívida já sinaliza um sinal vermelho para o mundo e para os especialistas de mercado, como consequência teremos uma inflação resiliente, como bem mencionou o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto em um evento recente para investidores em São Paulo e depois publicada pela mídia, por resultado conjunto da má gestão fiscal temos a taxa Selic em 12,75%, o que dificulta o acesso ao crédito a pessoas físicas e jurídicas, fazendo cada vez mais empresas a engessarem investimentos e expandirem a produtividade.

Resta agora torcer por boas notícias, o que temos por hoje é sede por arrecadação, irresponsabilidade fiscal e baixo crescimento econômico já podem fazer o L ou ainda está cedo?

Continua após a publicidade
Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!
Colunista
David Müller
davidmuller2oo6@yahoo.com.br

David Müller 
MBA em Administração Pública: Gestão, Planejamento e Orçamento (PUC/MG)
Especialista em Direito Administrativo (PUC/ MG)
Formado em Direito (PUC/ MG) e em Gestão Pública (Estácio/ RJ).