O CEO da cervejaria japonesa Asahi, Atsushi Katsuki, alertou que as mudanças climáticas representam uma ameaça à disponibilidade global de cerveja. Ele disse que o aumento das temperaturas está afetando a produção de cevada e lúpulo em todo o mundo, podendo levar à escassez dessa popular bebida.
Katsuki revelou em uma entrevista ao jornal inglês Financial Times que análises realizadas pela empresa indicam que o aquecimento global terá um impacto significativo na produção de cevada e na qualidade do lúpulo nas próximas três décadas.
“Embora com o clima mais quente o consumo de cerveja possa aumentar e se tornar uma oportunidade para nós, as mudanças climáticas terão um impacto sério”, disse Katsuki. “Existe o risco de não conseguirmos produzir cerveja suficiente”, alertou.
De acordo com as análises, em um cenário em que a temperatura aumente 4°C, a colheita de cevada de primavera na França poderia diminuir em até 18% até 2050, considerando a pior previsão feita pela ONU. Da mesma forma, a colheita na Polônia poderia cair 15%. A qualidade do lúpulo, um componente fundamental para o sabor da cerveja, poderia diminuir em 25% na República Tcheca, um dos principais produtores do ingrediente no mundo.