Rio Grande do Sul decreta estado de calamidade após passagem de ciclone, e governador diz que cenário é desolador

Até o momento, 36 pessoas morreram no Estado em decorrência do fenômeno; uma morte foi registrada em SC

 

O governo do Rio Grande Sul decretou, nesta quarta-feira (6), estado de calamidade pública após a passagem de um ciclone extratropical que deixou 36 mortos no Estado. Uma pessoa também morreu em Santa Catarina, em decorrência do fenômeno que atingiu o território gaúcho. Em entrevista coletiva realizada na tarde desta quarta-feira, o governador Eduardo Leite (PSDB) disse que o cenário é desolador após sobrevoar as áreas atingidas. Além disso, os desfiles do 7 de Setembro foram cancelados. “Estamos trabalhando a favor dessa população que está sofrendo muito nesse momento”, disse Leite. Durante a coletiva, o governador disse que teve uma conversa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Ele informou que em função de viagem para a Índia, e o vice-presidente também tem compromissos, não poderia comparecer. Mas estamos em perfeita sintonia para todos os esforços”. O Governo Federal enviou uma comitiva ao RS composta pelos ministros Waldez Góes (Desenvolvimento Regional) e Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República).

Volta por Cima

As vítimas atingidas pelo ciclone receberão recursos. Entre eles, o programa Volta por Cima criado exatamente para este tipo de situação. “Aquelas famílias mais pobres, mais vulneráveis, o estado criou recentemente um programa, exatamente por causa dos ciclones, o Volta por Cima. Creditamos até 2,5 mil em cartão [cidadão]. A gente quer fazer isso muito rapidamente. Nos próximos dias, esse dinheiro estará no cartão”, explicou o governador. Além disso, a Caixa Econômica vai liberar o saque do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade para trabalhadores residentes em municípios do Rio Grande do Sul atingidos pelo ciclone. As pessoas que foram afetadas pelo ciclone poderão resgatar até R$ 6.220,00 do FGTS.

Continua após a publicidade

Previsão do tempo

Segundo o Climatempo, as condições para a chuva aumentam muito sobre o Rio Grande do Sul, assim como em quase todo o Sul do Brasil. Há risco de chuva forte na Grande Porto Alegre e Vales do caí e do Taquari, a Serra e o Planalto. Na sexta-feira (8), a previsão é de mais chuva sobre todo o Rio Grande do Sul, que deve ser mais frequente e volumosa sobre as áreas de Serra e Planalto. As outras áreas podem até ter alguns períodos com a presença do Sol.

Siga-nos no Instagram, Threads, Facebook, Twitter e entre para nosso grupo no WhatsApp

Instagram  @destaknewsbrasiloficial

Continua após a publicidade

https://www.threads.net/@destaknewsbrasiloficial

https://www.facebook.com/PortalDestakNews

@DestakNewsTwitter

https://chat.whatsapp.com/HB8ogHnRJosFRpGoWt3ffc

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!