Polícia Militar de Meio Ambiente realiza operação de prevenção em cavidades naturais nos municípios de Pains, Córrego Fundo e Arcos (MG)

No período de 20 a 23 de junho, o 2º Pelotão da 7ª Companhia PM de Meio Ambiente está realizando uma operação de prevenção em cavidades naturais nos municípios de Pains, Córrego Fundo e Arcos, em Minas Gerais. A ação tem como objetivo coibir a atividade irregular de extração e beneficiamento minerário, especialmente aquelas que possam ser potencialmente poluidoras e degradadoras, a fim de garantir a preservação da fauna, flora e do ecossistema intrinsecamente relacionados às cavidades naturais. Além disso, a operação busca ampliar a proteção dos espeleotemas, sítios arqueológicos e pinturas rupestres, que representam importantes vestígios da história dos povos primitivos da região.

A fiscalização está concentrada em imóveis e empreendimentos localizados em áreas com influência ou capacidade de ocorrência de cavidades naturais, conforme o georreferenciamento descrito na Infraestrutura de Dados Espaciais - IDE do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SISEMA), em conjunto com informações do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (CECAV) e do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA-MG). Também são considerados os sítios arqueológicos identificados em conformidade com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), nos municípios previamente definidos.

A 7ª Companhia PM de Meio Ambiente está intensificando as fiscalizações nas áreas cársticas que apresentam impactos ambientais negativos por meio da Operação Prevenção em Cavidades Naturais. O objetivo é prevenir infrações e crimes ambientais relacionados às cavidades naturais e ao ecossistema interconectado. Para isso, estão sendo realizadas ações educativas e preventivas junto aos produtores rurais e empreendedores, enfatizando a importância da sustentabilidade ambiental e da legalidade no uso das matérias-primas relacionadas à produção. Essa ação visa ampliar a proteção ambiental, considerando a demanda maximizada pelo alto potencial produtivo existente nos municípios abrangidos.

Continua após a publicidade

Dentre as principais cavidades naturais da região que estão sendo fiscalizadas, destacam-se as grutas: Brega, Santuário, Mastodonte, Loca Feia, Éden, Serra Azul, Cinderela I e II, Macaco, Abismo, Gruta do Alvorada, João Lemos, Isaías e Passagem/Corumbá. Durante as ações, foram encontrados não apenas os habituais espeleotemas, mas também estromatólitos (fósseis) e diversas espécies de fauna, incluindo um Cateto (Pecari tajacu), um Gavião de Penacho (Spizaetus ornatus) e espécimes de sapos de caverna (Ischnocnema karst), uma espécie endêmica da região e que consta na lista oficial da fauna brasileira ameaçada de extinção.

A operação é fundamental para garantir a preservação desse importante patrimônio natural, promover a conscientização sobre a importância da conservação ambiental e reforçar a fiscalização e punição de atividades ilegais que possam causar danos irreparáveis ao ecossistema das cavidades naturais. O trabalho integrado entre as equipes do 2º Pelotão da 7ª Companhia PM de Meio Ambiente e os órgãos responsáveis pela preservação do patrimônio histórico e ambiental é essencial para assegurar a proteção desses locais e a sustentabilidade da região.

Fotos: Polícia Militar de Meio Ambiente

Continua após a publicidade

Siga-nos no Instagram, Facebook, Twitter e entre para nosso grupo no WhatsApp

@destaknewsbrasiloficial

https://www.facebook.com/PortalDestakNews

Continua após a publicidade

@DestakNewsTwitter

https://chat.whatsapp.com/HB8ogHnRJosFRpGoWt3ffc

Continua após a publicidade
Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!