Equipes da Polícia Federal (PF), encontram mais oito corpos após conflito entre indígenas e garimpeiros na Terra Yanomami
Na último sábado (29), um conflito entre indígenas e garimpeiros na região de Uxiú, dentro da Terra Indígena Yanomami, resultou em um indígena morto e dois feridos. No domingo (30), foram encontrados os corpos de três garimpeiros, um deles atingido por uma flecha, em uma região de garimpo. Equipes da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) sobrevoaram a região e encontraram mais oito corpos.
As vítimas, que não são indígenas, foram localizadas boiando na água, em um barranco. As causas das mortes ainda estão sendo investigadas pela PF. Para esclarecer o caso, uma equipe de elite do Comando de Operações Táticas e do Grupo de Pronta Intervenção foi direcionado à região. A Polícia Federal também reforçou a segurança na Terra Yanomami, em conjunto com a Força Nacional, e intensificou as ações na região.
A Terra Yanomami é alvo de constantes invasões e ataques de garimpeiros, que trabalham em risco a saúde dos indígenas e do meio ambiente. O governo federal tem sido criticado por sua falta de ação para proteger a região e seus habitantes. A Funai, responsável pela proteção dos direitos indígenas, tem sido alvo de cortes orçamentários e de desmonte em suas estruturas, o que tem comprometido sua capacidade de atuação.
Siga-nos no Instagram, Facebook, Twitter e entre para nosso grupo no WhatsApp
https://www.facebook.com/PortalDestakNews
@DestakNewsTwitter
https://chat.whatsapp.com/HB8ogHnRJosFRpGoWt3ffc