Presidente Lula se desculpa por falar sobre pessoas com deficiência mental e assina acordo de cooperação com Portugal para a defesa dos direitos dos PCDs
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu desculpas em suas redes sociais após ter dito que “pessoas com deficiência mental têm um problema de desequilíbrio de parafuso”. A declaração foi feita durante uma reunião sobre a prevenção da violência nas escolas na última quarta-feira (19), mas as desculpas vieram após a assinatura de um acordo de cooperação bilateral com Portugal para a defesa dos direitos das pessoas com deficiência.
Lula se reuniu com o presidente português, Marcelo Rabelo de Sousa, neste sábado (22) e assinou 13 acordos, sendo um deles de cooperação com Portugal para a defesa dos direitos das pessoas com deficiência. Em suas redes sociais, Lula escreveu: “Gostaria de pedir desculpas sobre uma fala que fiz na semana passada, durante reunião sobre violência nas escolas. Conversei e ouvi muitas pessoas nos últimos dias e não tenho vergonha de assumir que sigo aprendendo e buscando evoluir”.
Lula ainda acrescentou que não devemos relacionar qualquer tipo de violência a pessoas com deficiência ou pessoas que tenham problemas de saúde mental e que tanto ele quanto seu governo estão abertos ao diálogo. O presidente enfatizou a importância de se incluir e aceitar todas as pessoas, independentemente de suas condições físicas ou psicológicas.
Durante a Cúpula Luso-Brasileira, Lula assinou um Memorando de Entendimento para a criação de troca de cooperação bilateral para o intercâmbio de boas práticas na promoção e defesa dos direitos de pessoas com deficiência. “Entre os acordos que assinamos hoje em Lisboa, está a criação de câmbio para o intercâmbio de boas práticas na promoção e defesa dos direitos de pessoas com deficiência, para Brasil e Portugal atuarem juntos na promoção de mais direitos para a população PCD”, declarou Lula em suas redes sociais.
Siga-nos no Instagram, Facebook, Twitter e entre para nosso grupo no WhatsApp
https://www.facebook.com/PortalDestakNews
@DestakNewsTwitter