Anvisa suspende fabricação e venda de alimentos da marca Fugini

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a fabricação, distribuição e uso de todos os alimentos da marca Fugini, sediada em Monte Alto, São Paulo. A medida preventiva foi tomada após a conclusão da verificação sanitária na fábrica paulista, em que foram identificadas falhas graves de boas práticas de fabricação relacionadas à higiene, controle de qualidade e segurança das matérias-primas, controle de pragas, rastreabilidade, entre outros. A empresa produz molhos de tomate, maionese, mostarda, ketchup, batata palha e conservas vegetais.

A suspensão da distribuição será aplicada apenas para os produtos em estoque na empresa. O retorno das atividades só poderá ocorrer quando a empresa adequar o processo de fabricação de seus produtos às boas práticas de fabricação aprovadas pela Anvisa. Além disso, a agência fará o recolhimento de lotes de maionese por uso de matéria-prima vencida.

A Anvisa informou que essas falhas podem impactar na qualidade e segurança do produto final. "Alimentos vencidos, incluindo suas matérias-primas, são considerados impróprios para o consumo, conforme Código de Defesa do Consumidor, e sua exposição à venda ou ao consumo é considerada infração sanitária. Assim, o recolhimento de alimentos visa retirar do mercado produtos que representam risco ou agravo à saúde do consumidor", destacou a agência.

Pelas redes sociais, a Fugini se manifestou sobre o ocorrido. Em nota, afirmou que a fábrica vistoriada já alterou os processos e procedimentos internos indicados pela Anvisa. "Seguindo nosso estilo transparente e de respeito aos consumidores, faremos o seguinte esclarecimento sobre as informações indiretas que têm sido divulgadas pelas mídias sociais. Passamos por um processo de vistoria em uma de nossas fábricas, na cidade de Monte Alto – SP, que gerou uma ordem para alterar de alguns processos e procedimentos internos, respeitamos e, rapidamente, alteramos os pontos indicados. .

Continua após a publicidade

Os consumidores que adquiriram produtos da marca devem verificar a validade e lotes antes de consumir e, em caso de dúvidas ou problemas, entrar em contato com a empresa ou órgãos de defesa do consumidor.

Siga-nos no Instagram, Facebook, Twitter e entre para nosso grupo no WhatsApp

@destaknewsbrasiloficial

Continua após a publicidade

https://www.facebook.com/PortalDestakNews

@DestakNewsTwitter

https://chat.whatsapp.com/HB8ogHnRJosFRpGoWt3ffc

Continua após a publicidade

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!