O senador Carlos Viana (PL), candidato ao governo estadual, afirmou que a segurança em Minas é um exemplo que deve ser seguido por outros estados, mas destacou que isso não é uma conquista do atual governo. “É uma mudança que começou com acertos há dez anos”, afirmou.
Contudo, para o candidato, existe espaço para melhorias. Uma das propostas apresentadas pelo senador é a expansão do modelo de Guarda Municipal para cidades menores do interior, integrando esse policiamento com a Polícia Militar.
Viana fez a declaração ao podcast “Frango com Quiabo”, transmitido pelo G1 nesta terça-feira (23), e buscou contrapor um argumento que tem sido utilizado com frequência pelo governador Romeu Zema (Novo) em suas entrevistas, valorizando o fato de que Minas Gerais foi considerado, pelo Ministério da Justiça, como um dos estados mais seguros do país.
Carlos Viana foi além e disse que o governador Romeu Zema não está fazendo sua parte. O patamar elevado na qualidade da segurança em Minas, na avaliação de Viana, foi alcançado com investimento em tecnologia, mas que o atual governo deixou de investir.
Viana garantiu que um dos seus compromissos é possibilitar a instalação de câmeras nos uniformes da tropa. “O primeiro a ser beneficiado será o próprio policial”, afirmou.